Joaçaba: Pais reclamam da mudança de turma do colégio Julieta em Nova Petrópolis

Joaçaba – Um grupo de 18 pais de crianças que frequentam o pré-escolar da Escola de Educação Básica Professor Julieta Lentz Puerta no distrito de Nova Petrópolis, em Joaçaba, estão insatisfeitos com a mudança promovida na turma pela secretaria municípal de Educação. O colégio Julieta é de competência estadual, mas o município possui um convênio de cessão de uso de espaço com o estado e que permite as atividades do pré-escolar.

Os pais relatam que foram pegos de surpresa com o remanejamento das crianças para o Nuperajo (Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba), localizado na Linha Abatti. A opção pelo colégio Julieta, conforme os pais, além da proximidade de casa, tem como aliado o fator de as atividades são no período integral, conciliando com os horários em que os pais trabalham.

Eles alegam que no Nuperajo o atendimento ocorre até às 15h e nas sextas-feiras até às 11h, o que segundo os pais, inviabiliza a continuidade das crianças nesse local. “A gente não foi informado com tempo, antes, eles simplesmente tomaram essa decisão do dia para a noite e, hoje, numa reunião, informaram que a partir do dia 14 todas as crianças do Julieta vão estudar no Nuperajo”, comenta um dos pais que encampa uma mobilização para demover o município da alteração.

Segundo eles, nem a diretora do colégio Julieta teria sido informada anteriormente. Dizem ainda que o retorno dado pela secretaria de Educação sera de que a escola não teria obrigação de atender os filhos para que os pais pudessem trabalhar. “Se fosse no ano que vem os pais teriam tempo hábil para se organizar”, justifica o mesmo pai.

Contraponto

Procurada na tarde desta terça-feira (01), a secretária municipal de Educação, Rosane Kunen, falou sobre o assunto. A gestora confirma que a turma de pré-escola que frequentava o colégio Julieta é de responsabilidade do município.

Kunen destaca que a secretaria vem acompanhando a turma mencionada há cerca de dois anos e percebeu-se que ela não vinha sendo atendida na integralidade, principalmente, na questão da grade curricular.

Rosane Kunen reitera que não está havendo o fechamento da turma, mas que está sendo feito o remanejamento para melhor atender esse grupo de crianças. Ela garante que não haverá prejuízo com essa mudança. Ouça:

Rosane Kunen

Adicionar aos favoritos o Link permanente.