Marília Campos, do PT, lidera isolada em Contagem (MG) com 66%

Levantamento divulgado pela Real Time Big Data nesta 3ª feira (30.jul.2024) mostra que, na disputa pela Prefeitura de Contagem (MG), a atual prefeita, Marília Campos (PT), tem 66% das intenções de voto. Ou seja, se a eleição fosse hoje, venceria em 1º turno. Eis a íntegra do estudo (PDF – 802 kB).

Marília é seguida pelo deputado federal Cabo Junio Amaral (PL-MG), que tem 12% dos votos, e pelo ex-deputado federal Felipe Saliba (PRD), com 9%. O Professor Gustavo Olímpio (PSTU) não pontuou.

Eis o 1º cenário estimulado (quando os nomes são apresentados) de 1º turno: 

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de julho de 2024. Foram entrevistadas 1.000 pessoas com 16 anos ou mais no município de Contagem. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 p.p (pontos percentuais), para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº MG-06483/2024.

Segundo a empresa que fez o levantamento, o custo do estudo foi de R$ 15.000,00. O valor foi pago pela 3 Poderes Midia e Comunicação Ltda.

CANDIDATAS DO PT

Como mostrou o Poder360, dos 95 candidatos e pré-candidatos apoiados pelo PT (Partido dos Trabalhadores) nas 103 cidades com mais de 200 mil eleitores, só 19 são mulheres, o equivalente a 20%.

Todas as mulheres que devem disputar a eleição com apoio do PT nas grandes cidades, porém, são filiadas à legenda.

Em duas cidades, Contagem e Juiz de Fora (MG), onde Marília Campos e Margarida Salomão são prefeitas, respectivamente, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou e fez evento com as pré-candidatas à reeleição antes da proibição de subir no palanque.

Os dados são de lista de nomes homologados pela sigla até 16 de julho. Até as convenções partidárias estarem finalizadas, políticos podem entrar ou sair.

APROVAÇÃO

O levantamento também mostrou que a gestão da atual prefeita de Contagem, que está em um 3º mandato, tem uma aprovação de 74%, contra uma desaprovação de 20%. Outros 6% não sabem ou não responderam.

A administração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 48% de aprovação entre os eleitores entrevistados e 46% de desaprovação.

Já metade (52%) disseram desaprovar o governo do presidente Lula, enquanto 45% aprovaram. Outros 3% não sabem ou não responderam.

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

Os dados agora podem ser acessados também no Poder Monitor, uma ferramenta inédita que se propõe a integrar informações de diferentes fontes dos Três Poderes em uma única plataforma, com a possibilidade de relacionamentos sofisticados e insights usando diferentes conteúdos. O 1º mês de acesso é grátis e é possível testar a ferramenta clicando aqui.

Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.