LaLiga fecha parceria para combater fraude audiovisual no Brasil

A LaLiga (Liga de Futebol Profissional da Espanha) anunciou uma parceria com o Núcleo Antifraude da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) na 2ª feira (24.fev.2025). O objetivo é combater a pirataria audiovisual no Brasil. A colaboração visa a proteger os direitos de transmissão e enfrentar a pirataria. Leia a íntegra (PDF – 129 kB).

O Brasil, um mercado-chave para a LaLiga devido ao grande interesse pelo futebol espanhol, é o foco desta aliança. As medidas incluem o bloqueio de conteúdos ilegais e o apoio à Operação 404 do governo brasileiro. A operação já resultou no bloqueio de plataformas ilegais e na detenção de indivíduos envolvidos em pirataria digital.

“O combate à fraude audiovisual está no DNA da LaLiga. Há anos, desenvolvemos soluções inovadoras para a proteção de nossos conteúdos e colaboramos com organismos internacionais para erradicar a fraude AV. O Brasil é uma prioridade nessa luta, e essa parceria com a ABTA nos permitirá dar mais um passo na proteção dos direitos audiovisuais na região”, afirmou Guillermo Rodríguez, Diretor de Operações Antifraude Digital e Audiovisual da LaLiga.

A colaboração tecnológica entre LaLiga e ABTA também visa a promover ferramentas avançadas para identificar e eliminar transmissões ilegais. “O apoio de uma organização de alcance mundial como a LaLiga é uma importante contribuição à nossa missão de manter um ecossistema audiovisual seguro e sustentável. É também um reconhecimento aos avanços que tornaram o Brasil uma referência internacional no combate à pirataria audiovisual, graças à cooperação público-privada”, declarou Oscar Simões, presidente da ABTA.

A estratégia da LaLiga no Brasil inclui uma abordagem integral, combinando tecnologia, colaboração institucional e pressão regulatória. A organização busca expandir o uso de bloqueios dinâmicos em tempo real e aumentar a eficiência na desativação de sites ilegais. Além disso, atua junto às autoridades públicas para convencer os intermediários tecnológicos a assumirem maior responsabilidade no combate à pirataria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.