Elon Musk dobra número de clientes da Starlink no Brasil em 1 ano

A empresa norte-americana de internet via satélite Starlink, do bilionário Elon Musk, dobrou de tamanho no Brasil em 1 ano e fechou 2024 com 326,8 mil clientes. O crescimento na comparação com o final de 2023 foi de 145,8%.

Com esse avanço, a operadora se tornou a maior de seu setor (conexão por satélite) no país, ultrapassando no meio do último ano a Hughesnet, que oferece serviço principalmente para áreas remotas e de difícil acesso.

Acessos da Starlink no Brasil desde o início da operação

No Brasil todo, há 52 milhões de pontos de acesso de internet banda larga, sendo a Claro a líder do setor, responsável por 19,7% desse mercado. A Vivo vem em 2º lugar, com 14,1% do mercado, seguida pela Oi (8,4%).

A Starlink, apesar de ter registrado o maior avanço percentual de crescimento entre todas as operadoras com mais de 100 mil acessos, fica em 15º lugar no ranking de acessos.

Ranking de empresas com mais clientes em internet banda larga no Brasil

CRESCE EM TODAS AS REGIÕES

A Starlink teve avanço de mais de 100% em todas as 5 regiões do Brasil. A maior alta foi no Sul: 172,9% de dezembro de 2023 a dezembro de 2024. A doação de antenas para ajudar socorristas durante as enchentes no 1º semestre do ano podem explicar parte desse aumento.

Além disso, a empresa realizou uma série de promoções em seus pacotes ao longo do ano, com descontos de até 50%.

Em números absolutos, o Norte tem a maior quantidade de acessos (105,2 mil). Isso pode ser explicado pela dificuldade que operadoras tradicionais têm para chegar em várias regiões e cidades do interior e em áreas de mata (e também pela utilização dos equipamentos em garimpos). Dados abertos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mostram que foram realizadas 54 apreensões de equipamentos da Starlink até o momento. 

A 2ª região com maior número de conexões da Starlink é o Sudeste, com 96.000 acessos –alta de 152,5% em 1 ano.

Infográfico sobre o avanço da Starlink por regiões brasileiras

CONTAS BLOQUEADAS EM 2024

Em agosto do ano passado, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias da Starlink depois de não conseguir contatar um representante do X (ex-Twitter) para cobrar multas devidas pela empresa. 

Essa foi uma das formas de Moraes pressionar Musk, que vinha travando um embate com o Judiciário brasileiro por discordar de algumas decisões judiciais que a rede social da qual é dono vinha sendo obrigada a cumprir. 

No mesmo mês, o X foi bloqueado no Brasil. Só pôde voltar ao ar em 8 de outubro.   

Pouco depois desse episódio, Musk voltou ao noticiário brasileiro com mais força depois de ter sido xingado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva. Em um evento do G20, a mulher do presidente da República disse: “Fuck you, Elon Musk” –a expressão significa em português algo como “vai se foder”.

Assista ao momento (58s):

Ao comentar o caso, o bilionário dono do X ironizou o vídeo na rede social: “Eles vão perder a próxima eleição”.

Por que isso importa

Porque todos os embates do Judiciário com Elon Musk e suas empresas parecem ter servido de propaganda gratuita para a Starlink.
A empresa fez um estrago no setor e está em processo de dizimar seus concorrentes diretos no fornecimento de serviço via satélite.


Esta reportagem contou com a colaboração da trainee do Poder360 Lara Brito, sob a supervisão dos editores deste jornal digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.