92% do gasto do Congresso com redes vai para Meta, agora sem checagem

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg que reúne Facebook, Instagram e o WhatsApp, concentrou em 2024 o equivalente a 92% do gasto por deputados e senadores com as grandes empresas de tecnologia do ramo de comunicação. O levantamento é do Poder360, com base em dados públicos.

Câmara e Senado pagaram R$ 1,9 milhão à empresa por meio da cota dos congressistas, verba pública que os senadores e deputados têm todos os meses para gastar com seus mandatos. 

O montante é muito superior ao repassado a outras big techs, como Google, X (ex-Twitter) e Flickr. 

O Google, por exemplo, ficou com 7% dos recursos no mesmo período –R$ 143.269. A empresa é dona, por exemplo, da plataforma de vídeos YouTube.

Já o X (ex-Twitter), empresa do bilionário Elon Musk, recebeu só R$ 1.425,52.

Os gastos são majoritariamente para impulsionar publicações dos congressistas nas plataformas. Segundo o levantamento, não houve pagamentos diretos para redes como TikTok e Kwai no ano passado.

Gastos do Congresso com redes sociais. Facebook, Meta, Instagram

Os números são importantes porque mostram que as redes sociais de Mark Zuckerberg seguem como a principal forma de divulgação on-line da classe política. 

FIM DO “FACT-CHECKIN” DA META

Na 3ª feira (7.jan.2024), a Meta anunciou que acabará com o seu sistema de verificação de fatos. A partir de agora, haverá um sistema parecido com o do X, em que os próprios usuários adicionam observações sobre as postagens. Os moderadores das próprias plataformas só focarão nos casos de alta gravidade.

Zuckerberg diz que as políticas atuais de verificar tudo o que é publicado e as práticas de moderação de conteúdo “foram longe demais”. Para ele, é preciso “restaurar a liberdade de expressão” no Facebook e no Instagram.

O programa de verificação de fatos de quem publica nas plataformas da Meta havia sido implementado depois da eleição de 2016. 

Essa política foi usada para “gerenciar conteúdo” e desinformação nas redes sociais da empresa de Zuckerberg, em grande parte por causa de “pressão política”, disseram os executivos da Meta.

META TAMBÉM LIDEROU NAS ELEIÇÕES 2024

O Facebook foi a big tech que mais recebeu nas eleições municipais de 2024. Candidatos de todo o Brasil registraram o pagamento de R$ 195 milhões pelo impulsionamento de conteúdo. O dado consta no Divulgacand, plataforma oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

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