UNIFEBE é a segunda melhor equipe de Santa Catarina no enduro da Baja SAE Brasil – Etapa Sul

A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE foi a segunda melhor equipe de Santa Catarina na prova de enduro da 22.ª Baja SAE Brasil – Etapa Sul, competição que reúne universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No evento, realizado em Caxias do Sul – RS a equipe Baja Pelznickel UNIFEBE alcançou a 10.ª colocação no enduro, prova de resistência em uma pista cheia de obstáculos.

Em 13.º lugar no ranking geral da competição, a equipe retornou para Brusque com mais uma conquista. O coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn, destaca que, considerando melhorar o desempenho na pista, este ano a equipe trabalhou em um novo projeto de suspensão e direção do carro, redução de massa de alguns componentes. Além de ter utilizado uma nova caixa de redução, mais compacta que a anterior. “O resultado é excelente; mostra o desenvolvimento da equipe, principalmente quando pensamos no aprendizado conquistado após cada competição. Sempre são observados pontos de melhoria para o projeto do carro, com base na análise de desempenho nas provas, bem como nas conversas e troca de experiências com os integrantes das outras equipes”, comenta o professor.

Pela primeira vez piloto da equipe Baja Pelznickel UNIFEBE, o acadêmico de Engenharia Mecânica, Dener Zanella, revela que a competição põe à prova tudo o que é aplicado no carro durante o projeto. Para ele, o desempenho percebido na pista serve como parâmetro para a construção dos próximos carros. Sobre a experiência na etapa regional, Dener revela que o enduro é a prova mais aguardada durante todos os dias de competição. “É enriquecedor testar o carro numa prova, participando com outras equipes e, a partir dessa troca entre universidades, compartilhar experiências, erros e acertos. Perceber o que temos feito de certo e no que podemos melhorar”.

Experiência para além da sala de aula
Formada por estudantes voluntários do curso de Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação, a equipe Baja da UNIFEBE integra um projeto de Extensão, que instiga os alunos a desenvolverem do zero, apenas nos finais de semana, o projeto e a construção do veículo para a competição.

“Participar de uma competição é vital para a continuidade do projeto, a cada nova participação trazemos novas conquistas, aprendizados e outras formas de pensar o projeto do nosso baja. E para os integrantes novatos é muito importante, ao mostrar para eles os desafios que terão na profissão, tendo que lidar com problemas que devem ser resolvidos rapidamente, com poucos recursos técnicos. Uma quebra no carro durante a prova, por exemplo, exige trabalho em equipe, conhecimento para solucionar o problema com eficiência e segurança e agilidade para colocá-lo novamente na pista”, acrescenta o professor e coordenador do projeto.

Para Dener, o Projeto Baja é uma oportunidade de se deparar com desafios reais do mercado de trabalho, podendo contar com o suporte e apoio da universidade. “A contribuição no âmbito profissional é poder, de fato, executar um projeto real, desde o gerenciamento do projeto, a questão dos prazos, até a parte técnica de construção do veículo. Então, no Baja a gente tem a possibilidade de alinhar a teoria vista durante as aulas à nossa vivência profissional, com uma situação real. Assim, no momento em que a gente participa do projeto e se depara com os desafios reais, a gente consegue evoluir e adquirir uma experiência ímpar. Com certeza, um diferencial para a nossa formação”, revela Dener.

Este ano, para o desenvolvimento do veículo a equipe da UNIFEBE contou com o patrocínio de FENAJEEP, DOMAT Metalúrgica Industrial, ZEN SA Indústria Metalúrgica, Vetor Automotivos, GS Moto Peças, SUNF, Gamar Participações, Missão Mangueiras e Vedações Hidráulicas, Kasu Adaptações, Ferman Ferramentaria, Perfil Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda. e Kiko Pinturas.

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