Copiloto da Voepass citou “potência” de avião antes de cair, diz TV

O copiloto do voo 2283 da Voepass, que caiu no interior de São Paulo em 9 de agosto e matou as 62 pessoas a bordo, teria dito que era preciso “dar potência” ao perceber que o avião estava perdendo sustentação. A TV Globo disse nesta 4ª feira (14.ago.2024) que teve acesso às transcrições dos diálogos na cabine do ATR 72-500 no momento da queda.

De acordo com o Jornal Nacional, principal telejornal da emissora, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva teria perguntado o que estava acontecendo 1 minuto antes de o avião despencar. Também teriam sido registrados sons de gritos e o barulho do choque do ATR 72-500 contra o chão.


Leia mais sobre o voo 2283:

  • ATR 72-500 é mais sensível ao gelo, diz Voepass
  • Acúmulo excessivo de gelo em avião exige resposta rápida

A divulgação de parte dos dados das caixas-pretas se dá 3 dias após o Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), responsável pela investigação do desastre, afirmar que levaria ao menos 30 dias para divulgar um relatório preliminar.

O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, afirmou no domingo (11.ago) que a divulgação imediata dos diálogos poderia prejudicar a investigação e provocar constrangimentos aos familiares e especulações sobre os motivos do acidente que matou os 4 tripulantes e os 58 passageiros.

Moreno não explicou, no entanto, de que forma a divulgação poderia atrapalhar as investigações ou desagradar os familiares das vítimas. Nesta 4ª feira (14.ago), a TV Globo divulgou o que podem ser os últimos momentos de Silva e do piloto Danilo Santos Romano.

O Poder360 tentou contato com Moreno para perguntar:

  • se o Cenipa confirma as informações divulgadas pela TV Globo;
  • se a divulgação dos dados não vai de encontro ao que havia alegado o Cenipa;
  • se haverá alguma apuração interna para entender de que forma os dados teriam sido vazados antes de o Cenipa concluir o “estudo minucioso” das informações contidas nos gravadores do avião da Voepass.

O jornal digital ligou 3 vezes para o celular de Moreno nesta 4ª feira (14.ago). Enviou também uma mensagem pelo WhatsApp e entrou em contato por e-mail com a assessoria de imprensa do Cenipa. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada.

COMO FOI A VOO 2283 DA VOEPASS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.