Reitora da UNIFEBE falará sobre imigração italiana em SC no lançamento da logomarca alusiva aos 150 anos

A reitora da UNIFEBE e membro da Comissão Organizadora dos Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025, professora Rosemari Glatz, falará nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, no evento de lançamento da logomarca oficial das comemorações. Na ocasião, a pesquisadora e historiadora apresentará como se deu a chegada dos pioneiros imigrantes de fala italiana em Brusque e região. A solenidade, que terá início às 20h, no Colégio Cônsul Carlos Renaux, será prestigiada pela Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, além de prefeitos, representantes de círculos italianos e membros dos Comitês dos Italianos no Exterior.

Acompanhando a cônsul em sua agenda em Brusque e região, a reitora da UNIFEBE representará a instituição durante a apresentação da associação italiana em Guabiruba e na visita à prefeitura de Brusque, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 2 de agosto. No mesmo dia, a professora Rosemari prestigiará o jantar La Nostra Italia, e no sábado, dia 3, o lançamento do documentário “70 Anos da Sociedade Amigos de Brusque”, mantenedora do Museu Casa de Brusque. Na ocasião, os participantes visitarão a exposição “Fios da História” – A origem da indústria têxtil em Santa Catarina, onde Brusque é ponto de referência como Berço da Fiação Catarinense.

A reitora da UNIFEBE e historiada, professora Rosemari Glatz, enfatiza que Brusque foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, local em que iniciou a grande imigração italiana no estado, com a chegada da primeira leva de imigrantes em 4 de junho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre eles trentinos, vênetos e lombardos. A partir de seu desmembramento é que surgiram cidades como Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento, municípios que receberam colônias italianas pioneiras.

“No que se refere às relações entre a região de Brusque e a Itália na atualidade, merece destaque a atuação da Fundação Educacional de Brusque – FEBE, mantenedora do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, e do Colégio UNIFEBE. Ao longo dos últimos anos, a UNIFEBE tem firmado importantes acordos de cooperação internacional com instituições de educação e de cultura de diversas regiões da Itália, proporcionando oportunidades de intercâmbios para estudantes e professores do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação, e desenvolvendo pesquisas de relevância internacional”, complementa professora Rosemari.

Além de integrar a Comissão, a UNIFEBE firmou em 2023, a parceria para fazer a editoração e diagramação do livro comemorativo pelos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, por meio da Editora da UNIFEBE. Na ocasião, a reitora da instituição também foi convidada para escrever um dos primeiros capítulos, abordando a imigração italiana na antiga Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, que abrange a região de Brusque, Botuverá, Gaspar Guabiruba e Nova Trento. O pedido foi feito pela relevância de suas pesquisas e em reconhecimento às suas publicações envolvendo a temática. O livro está sendo escrito coletivamente, por pesquisadores das diversas regiões de Santa Catarina. A instituição também está atuando na atualização e diagramação para a reedição do livro Vencer ou Morrer, do autor italiano Renzo Maria Grosselli, e com pesquisas sobre os trajes que se usava na Itália na época da emigração. Além disso, em 2025, quando se comemora o sesquicentenário, a UNIFEBE irá contribuir na programação comemorativa, por meio de ações culturais, como exposições, apresentações do Coro UNIFEBE e do Grupo de Teatro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.