Inadimplência recorrente atinge 84,69% dos consumidores no Brasil

A reincidência de inadimplência no Brasil alcançou 84,69% dos consumidores que atrasaram pagamentos em janeiro de 2025, revelou o Indicador de Reincidência da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). A informação foi divulgada na 4ª feira (26.fev.2025).

Após liquidar uma dívida, a maioria dos consumidores volta à condição de inadimplente em menos de um ano. Segundo o indicador, essa reincidência está associada a fatores como elevação das taxas de juros e inflação, que pressionam o orçamento familiar.

“Com a nova alta na reincidência acompanhada da queda do número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados nos últimos meses, percebe-se que muitos consumidores enfrentam dificuldades contínuas para gerenciar suas finanças pessoais”, afirmou José César da Costa, presidente da CNDL. Ele defendeu a importância de melhorar a educação financeira e implementar políticas públicas para aliviar a pressão econômica sobre as famílias.

O indicador revelou que a reincidência ocorre, em média, 2,4 meses depois do 1º atraso. Houve redução de 12,29% no número de devedores reincidentes nos 12 meses até janeiro de 2025, em comparação com o período anterior.

Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, defendeu a necessidade de estratégias mais eficazes para combater o endividamento. “A falta de recuperação efetiva do crédito, aliada à reincidência elevada, sinaliza a necessidade de termos no país estratégias mais eficazes de educação financeira, aliadas a políticas públicas voltadas para o endividamento das famílias”, declarou.

A análise por faixa etária mostrou que a maior incidência de devedores reincidentes está entre 30 e 39 anos, representando 27,43% do total. A distribuição por gênero é quase igual, com leve maioria feminina de 52,06%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.