FIERN celebra 72 anos de atuação na defesa da indústria potiguar

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) comemora, nesta terça-feira (27), 72 anos de atuação em defesa do setor produtivo. Ao longo de mais de sete décadas, a instituição tem trabalhado para fortalecer a economia local, impulsionar a geração de empregos e promover a sustentabilidade.

 

Presidida pelo industrial Roberto Serquiz, a FIERN representa as indústrias do estado nos mais diversos segmentos da economia, atuando de forma estratégica no acompanhamento de políticas públicas, no incentivo à inovação e na capacitação de trabalhadores e empresários.

 

A Federação integra o Sistema Indústria nacional, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Sistema FIERN é composta por quatro instituições que atuam de forma conjunta – SESI, SENAI, IEL e pela federação. Além disso, conta com 30 sindicatos patronais filiados, que representam os diferentes setores industriais do estado.

 

Com um histórico de atuação voltado para a modernização da indústria e o fortalecimento do setor produtivo, a FIERN trabalha para impulsionar o crescimento econômico e a competitividade das empresas potiguares.

 

No último ano, a FIERN teve participação ativa na promoção do desenvolvimento econômico do estado. Uma das iniciativas de destaque foi a entrega da Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios, apresentada aos candidatos a prefeito de Natal e Mossoró durante o Fórum Caminhos do RN. O documento reúne propostas voltadas para o crescimento sustentável da indústria potiguar.

 

Indústria potiguar em números

 

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 11.626 indústrias registradas, com forte presença de micro e pequenas empresas, que representam 98,8% do total.

 

A indústria do estado abrange diversos segmentos, com destaque para construção, panificação, confecção, móveis, instalação e manutenção elétrica, além da captação, tratamento e distribuição de água.

 

Segundo dados do IBGE de 2022, o PIB industrial do Rio Grande do Norte foi de R$ 19,3 bilhões, correspondendo a 1,2% do PIB industrial do Brasil. O setor registrou um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, superando a média nacional de 4%.

 

The post FIERN celebra 72 anos de atuação na defesa da indústria potiguar appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.