FIG aprova troca e Vitaliy Guimarães podecompetir pelo Brasil

Agora é oficial! A seleção brasileira de ginástica artística masculina tem um novo reforço. Nesta quinta-feira (27), o Comitê Executivo da Federação Internacional de Ginástica (FIG) se reuniu na sede da entidade em Lausanne, na Suíça. Na pauta da reunião, estavam algumas mudanças de nacionalidade que foram aprovadas pelo Comitê. Entre os nomes que receberam o aval para trocar de federação está o de Vitaliy Guimarães que agora está liberado a competir pelo Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Vitaliy Guimarães nasceu nos Estados Unidos, filho de pai brasileiro e mãe russa. E a ginástica está no seu sangue, já que seus dois genitores foram atletas da modalidade. Vitaliy começou a treinar no sistema estadunidense, chegando à seleção do país, com participações em algumas competições internacionais, como o Campeonato Pan-Americano de 2021. Ele também fez parte do time da Universidade de Oklahoma no NCAA, a Liga Universitária dos Estados Unidos.

Após se formar na faculdade, o atleta decidiu seguir um dos seus sonhos que era de competir pelo Brasil. Ele se mudou para Belo Horizonte no ano passado e começou a treinar no Minas Tênis Clube, a convite do técnico Ricardo Yokoyama. Em seu primeiro ano no país, Vitaliy Guimarães foi campeão do solo e vice do cavalo com alças no Troféu Brasil e levou a medalha de prata no cavalo no Campeonato Brasileiro. Os dois aparelhos são suas principais especialidades, mas o ginasta também tem um individual geral competitivo para ajudar a seleção brasileira com notas em outras provas.

Vitaly Guimarães se posiciona para fazer prova de argolas
Vitaliy Guimarães no Campeonato Brasileiro de 2024 (Foto: Melogym/CBG)

Como funciona a troca de país na FIG?

No processo de troca de cidadania esportiva na ginástica o atleta precisa ficar um ano sem participar de competições internacionais, ou receber o aval da sua antiga federação para poder fazer a troca de imediato. A Federação de Ginástica dos Estados Unidos costuma liberar os atletas em casos como o de Vitaliy, mas não foi preciso já que ele está desde março de 2022 sem participar de eventos internacionais. Com a mudança de nacionalidade esportiva aprovada pelo Comitê Executivo da FIG, Vitaliy Guimarães deve aparecer em breve em uma das convocações da seleção brasileira.

O post FIG aprova troca e Vitaliy Guimarães podecompetir pelo Brasil apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.