Observatório Astronômico da UNIFAL-MG abre para observação de alinhamento planetário nesta sexta 28 de fevereiro

Público poderá observar os planetas Saturno, Vênus, Júpiter e Marte durante visita no Observatório das 18h30 às 20h

O alinhamento planetário, que ocorrerá na sexta-feira 28 de fevereiro, desperta grande curiosidade nas pessoas. Nessa ocasião, o Observatório Astronômico da UNIFAL-MG, estará aberto ao público das 18h30 às 20h e, durante o período, será possível observar, por meio de telescópio, os planetas Saturno (até às 19h), Vênus, Júpiter e Marte.

Prof. Artur Justiniano Roberto Júnior, astrofísico e coordenador do Observatório Astronômico da UNIFAL-MG (Foto: Arquivo pessoal/Artur Justiniano)

“As pessoas estão muito curiosas a respeito desse alinhamento dos planetas, e o Observatório vai estar aberto para isso, para que as pessoas possam contemplar e observar os astros”, afirma o coordenador do Observatório da UNIFAL-MG, Artur Justiniano Roberto Júnior, professor do curso de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEX). Segundo o especialista em Astrofísica, o telescópio estará ajustado para os planetas e os visitantes, ao chegarem, colocarão o olho na ocular do objeto para observá-los.

“No caso do planeta Júpiter, vai dar para ver o planeta, as quatro luas galelianas e Europa, Caliço e Ganymedes. No caso do planeta Vênus, vai dar para ver que Vênus tem fases como a Lua, vai ver só um pedacinho, uma parte dele vai estar iluminada e outra não. Se for possível observar o planeta Saturno, dá para ver os anéis”, enfatiza Artur Justiniano. “Marte também dá para observar, mas Marte é muito pequenininho, então vai dar para ver só uma bolinha bem vermelhinha, se o céu estiver bem apropriado”, complementa.

O especialista destaca que vários planetas estarão visíveis na noite nesta semana: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Urano. Todos eles podem ser observados à noite. “Só que visível mesmo a olho nu ou com um telescópio de pequena abertura é só os planetas mais brilhantes”, explica Artur Justiniano.

O coordenador informou que a recepção e o direcionamento do público durante a observação ficarão sob a responsabilidade do discente Juliano Donato Matias Gomes, do curso de Física.

Sobre o Observatório Astronômico da UNIFAL-MG

Imagem da Galáxia Sombreiro capturada no Observatório Astronômico (Foto: Arquivo/Observatório Astronômico)

O Observatório da UNIFAL-MG está localizado na Unidade Educacional Santa Clara, Prédio F, no bairro Santo Clara, em Alfenas. Construído a partir de 2009 com recursos institucionais e de projetos aprovados na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por Artur Justiniano, o espaço foi inaugurado em 2014.

Voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão em astronomia, o Observatório da UNIFAL-MG busca despertar o interesse dos jovens pela ciência. A primeira luz captada pelo telescópio foi da galáxia do Sombreiro, situada a mais de 29 milhões de anos-luz da Terra.

Visitação pública

Observação astronômica por meio do Telescópio do Observatório Astronômico da UNIFAL-MG (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

As visitas no Observatório da UNIFAL-MG não se restringem apenas a atividades acadêmicas. O espaço recebe visitas de escolas da cidade e região e de famílias interessadas na observação dos astros. “O Observatório semanalmente está aberto para visitação, com agendamento mandando e-mail para mim”, afirma Artur Justiniano.

O professor explica que a melhor época do ano para fazer observação é entre os meses de abril e agosto, uma vez que a probabilidade de ter tempo firme é maior. “Apesar do foco agora não ser observar a lua, é interessante também observar a lua com telescópio que dá para ver em detalhes as crateras”, complementa.

Autora:

Anna luiza Sposito

O post Observatório Astronômico da UNIFAL-MG abre para observação de alinhamento planetário nesta sexta 28 de fevereiro apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.