Top-16 da Europa

No texto anterior falei sobre a Copa Pan-Americana-2025, com destaque para o bicampeonato da Bruna Takahashi. Neste, falarei sobre o Top-16 da Europa, realizado em Montreux (Suíça), entre os dias 20 e 23/02/25.

Final feminina: Elizabeta Samara (ROM) 2 x 3 Han Ying (ALE) 6-11, 9-11, 11-9, 11-8, 4-11

A decisão marcou o 9º confronto entre rivais que se enfrentam no circuito há mais de 10 anos. E até a final em Montreux o equilíbrio era absoluto, ou seja: com quatro vitórias de cada lado.

Mas talvez Han tenha levado para o Top-16 da Europa aquele algo a mais que pode fazer a diferença: era o retorno dela às competições após um hiato de um ano, devido a uma lesão no tendão de Aquiles. Impossibilitada de defender o seu título em 2024 (de 2022 e 2023), Han fez um retorno triunfal. Na final, a mesa-tenista defensiva venceu por 3-2 a romena Elizabeta Samara, com rallies de tirar o fôlego.

Han Ying refletiu após a vitória:

“Foi uma partida bem dura. Samara foi melhorando e jogou muito bem taticamente. Comecei atacando bem, mas no terceiro e quartos sets, ela passou a capitalizar nisso. Procurei ficar calma e focar mais na minha defesa, e isso funcionou. Agora estou muito feliz.”

Com o título no Top-16 da Europa, Han Ying voltou a figurar no ranking mundial. Isto é, ela passou a ocupar a 57ª posição. Por sua vez, Elizabeta Samara saltou 16 posições na classificação, e agora é a 30ª.

Ambas garantiram vaga para a Copa do Mundo em Macau (de 14 a 20 de abril), assim como as finalistas Sabine Winter (ALE) e Xiaona Shan (ALE).

Final masculina: Alexis Lebrun (FRA) 3 x 1 Darjo Jorgic (ESL) 11-8, 10-12, 11-9, 11-9

De um lado, o atual campeão europeu, o francês Alexis Lebrun. Do outro, o tricampeão do torneio (2022, 2023 e 2024), o esloveno Darko Jorgic. O esloveno tinha vantagem no retrospecto, com duas vitórias e uma derrota para o francês. Mas jogando com muita velocidade e reduzindo o tempo de reação do adversário, foi Alexis Lebrun quem levou a melhor. Diferentemente do formato de jogo adotado na Copa Pan-Americana, em melhor de 7 sets, no Top-16 da Europa as partidas foram realizadas em melhor de 5 sets. (Possivelmente por este ser um período bem ativo das ligas europeias, onde atua a maioria dos mesa-tenistas presentes em Montreux).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Lembrando de seu título no Campeonato Europeu-2024, Alexis Lebrun comentou após a final:

“Não é fácil manter o nível durante todo o torneio. Não há rodadas fáceis aqui – você enfrenta os melhores em cada jogo. Ganhar um jogo é difícil, mas vencer quatro na sequência é bem difícil. Tinha conseguido fazer isso no Campeonato Europeu em Linz (Áustria), e agora consegui fazer novamente. Estou muito feliz.”

Diferentemente do que aconteceu no feminino, as alterações de ranking foram mínimas entre os homens. Ou seja: com o título no Top-16 da Europa, Alexis Lebrun manteve-se na 10ª posição do ranking; já Jorgic caiu uma posição e agora é o 14º do mundo.

Copa do Mundo em Macau

Ambos garantiram vaga na Copa do Mundo em Macau, assim como os semifinalistas Patrick Franziska (ALE) e Truls Moregard (SUE).

*Com informações de: ETTU.org

O post Top-16 da Europa apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.