Seminário Municipal de Educação antecede retorno dos mais de 15 mil alunos da rede municipal

O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Otto Alfonso Thiel disse que o Seminário Municipal de Educação contará com a participação de mais de dois mil profissionais da área, na próxima quarta-feira (31), às 13h30. 

O encontro é uma espécie de ‘boas vindas’ aos profissionais da educação, porque no dia seguinte (1), os mais de 15 mil estudantes da rede municipal, retornam às aulas, após 10 dias de férias. 

O seminário terá várias atividades, apresentações e duas palestrantes. 

Laine Valgas abordará o tema “A saída é para dentro: como o Autoconhecimento Transforma sua Vida” . Ela é

especialista em Neurociências e vai abordar questões como o funcionamento mental, cerebral, emocional e o quanto a falta de conhecimento sobre si mesmos têm resultado em professores adoecidos, desmotivados, tristes – o que acaba refletindo nos alunos e famílias também.

A palestrante Nilzane Fornari va apresentar o tema “O Mundo é Nosso: Educação, Aprendizagem e Diálogo sobre Direitos”, com objetivo de qualificar os professores da rede municipal como solução para o contínuo e crescente desafio e seus impactos no município promovendo o conhecimento aos profissionais da educação infantil e fundamental sobre Direitos Humanos e Migrações bem como proporcionar uma visão sobre as políticas Étnico-raciais, História e Cultura Afro-brasileira, indígena e quilombola. 

Segundo informações do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, o debate vem de encontro à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), cujo tema atende a meta “7” do Plano Nacional de Educação (PNE) que visa garantir nos currículos escolares conteúdos sobre história e cultura afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais, nos termos da Lei 9.394/96, Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, assegurando a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais, por meio de ações colaborativas com fóruns de educação étnico-racial, conselhos escolares, equipes pedagógicas e a sociedade civil. 

O secretário Otto Thiel disse que as formações continuadas seguirão acontecendo durante todo o semestre e os projetos e ações desenvolvidas dentro de cada unidade escolar observando as suas especificidades serão mantidos sempre buscando as possíveis adaptações.

“Acredito que por termos na rede de ensino profissionais competentes, gabaritados e entendedores do verdadeiro papel que o educador deve ter junto ao processo educacional e sócio emocional das nossas crianças e adolescentes, estaremos fazendo um ótimo semestre junto da comunidade escolar a qual estamos inseridos. As necessárias para o bem comum de todas as crianças, alunos, pais e funcionários”, afirmou.

Programação

  • Acolhida: Músicos da rede e instrumentistas da banda municipal; 
  • Cerimonial: Abertura com o secretário de educação; 
  • Apresentação da Educação Infantil do Cultura Viva; 
  • Apresentação do Programa Inteligência Emocional da Rede Municipal de Ensino; 
  • Apresentação do Departamento de Educação Especial e os Atendimentos Educacionais Especializados com vídeo ilustrativo; 
  • Apresentação da II Mostra Conhecimento: Resumo de todo trabalho e organização, vídeo ilustrativo e banners dos trabalhos escolhidos pela comunidade escolar nos espaços do evento; 
  • Início das Palestras
Adicionar aos favoritos o Link permanente.