Glauber Braga chora no plenário ao falar de cassação; assista

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) chorou no plenário da Câmara dos Deputados ao anunciar que renunciou à presidência da Comissão de Legislação Participativa. O psolista é alvo de um pedido de cassação por expulsar um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) do Congresso aos chutes em abril.

O processo tramita na Comissão de Ética da Caixa Baixa. Glauber também disse que não pretende apresentar novas testemunhas em sua defesa no processo, o que implicaria com que o parecer final do relator e a votação fossem acelerados.

“Isso, para mim, já passou de todos os limites. Eu não vou fingir ser uma pessoa que não sou até que esse processo seja deliberado por este plenário. Eu não vou fingir uma não reação ou indignação quando esse tipo de atitude é realizada evidentemente para me desequilibrar e para fazer com que esse processo venha o mais rapidamente possível para o plenário”, afirmou.

Assista (5min26s):

Na sessão de 4ª feira (27.nov) a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) testemunhou na comissão. Glauber disse que se emocionou com o depoimento da deputada e que “não queria estar decepcionando” a ex-prefeita de São Paulo e uma das principais figuras do Psol.

Glauber acusou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) de articular a perda de seu mandato. O deputado também criticou a condução do presidente da comissão, Leur Lomanto Jr. (PSD-BA). 

“Todos os parlamentares do Conselho e todos os parlamentares do plenário da Câmara dos Deputados já sabem do que se trata. Ninguém tem mais nenhuma dúvida do que aconteceu e do que está movimentando esse processo. Se todos e todas já têm a possibilidade de exercer o seu direito de voto, vamos para a votação no Conselho e no Plenário da Câmara”, disse.

RELEMBRE

Glauber Braga agrediu e expulsou da Câmara um integrante do MBL em 16 de abril. O homem que se envolveu na confusão com Braga é o youtuber Gabriel Costenaro. Os 2 foram parar na Polícia Legislativa da Casa. Não está claro como começou a discussão, que terminou em empurrão e chute.

Assista ao momento em que Braga empurra e chuta Costenaro (29s):

Passado o episódio, o deputado psolista disse que não se arrependia. “Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Não vamos aceitar. Eles tentam nos intimidar, tentam, através do medo, fazer com que a gente recue. Nós não vamos recuar para militante fascista nem do MBL, nem de organização nenhuma. Não me arrependo de nada do que eu fiz”, declarou à época.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.