Mulher atropelada na faixa de pedestres relatou às filhas medo de atravessar avenida em Ribeirão Preto


Rosimeire Cristiana Martins estava a caminho do trabalho e foi atingida por ônibus na Avenida Independência. Prima da vítima diz que obra de mobilidade no local privilegiou apenas veículos. Duas semanas antes de ser atropelada na Avenida Independência, em Ribeirão Preto (SP), a cozinheira Rosimeire Cristiana Martins relatou às filhas o medo que tinha de ser atingida por um veículo no trecho.
“Ela disse para a filha que estava assustada, porque ela via que toda vez que chegava ali para atravessar é um transtorno não só para ela, mas para vários outros pedestres. Ficou muito difícil com essa reforma que foi feita. Pensaram em resolver o problema do trânsito, mas não pensaram nos pedestres”, diz Ângela Marcia Martins, prima da vítima.
Na segunda-feira (25), Rosimeire, de 51 anos, foi atingida por um ônibus do transporte público no cruzamento com a Rua Bernardino de Campos, quando tentava atravessar na faixa de pedestres. Câmeras de segurança flagraram o acidente.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A cozinheira Rosimeire Cristiana Martins foi atropelada em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Na gravação (veja no vídeo abaixo), é possível ver quando Rosimeire Cristiana Martins atravessou na faixa de pedestres e aguardou para atravessar na Avenida Independência, uma das mais movimentadas da cidade. Nesse momento, um ônibus que vinha pela faixa preferencial, em direção ao centro, atingiu a mulher.
Há cerca de um ano, a prefeitura entregou o túnel José Bonifácio de Andrada, que fica entre as avenidas Independência, Nove de Julho e Presidente Vargas, na região do acidente. A obra ainda contemplou a implantação de corredores de ônibus com a instalação de pontos de embarque e desembarque de passageiros pelo canteiro central.
Mulher é atropelada por ônibus quando esperava para atravessar avenida em Ribeirão; VÍDEO
Na opinião da prima de Rosimeire, a obra privilegiou os veículos, mas não as pessoas. A cozinheira faz o trajeto a pé há pelo menos oito anos para chegar ao trabalho.
“Ficou muito difícil com essa reforma que foi feita. Pensaram em resolver o problema do trânsito, mas não pensaram nos pedestres. Colocaram faixa de pedestre, mas por que não tem um lugar adequado para o pedestre ficar e esperar a travessia?”, questiona Ângela.
Rosimeire teve ferimentos graves e está internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). Ela sofreu fraturas, precisou usar um dreno no pulmão por causa de um sangramento e está intubada, segundo a prima.
Pedestre atravessa a Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP
Sérgio Oliveira/EPTV
A família pede que a prefeitura e a RP Mobi, empresa responsável pelo tráfego na cidade, avaliem a situação no local para evitar novos acidentes. Ainda de acordo com Ângela, testemunhas disseram que o motorista do ônibus estava desatento.
“A informação que nós tivemos, que foi relatada por passageiros que viram o que aconteceu, é que o motorista estava disperso. Então é falta de atenção no trânsito. Muita gente morrendo no trânsito de Ribeirão.”
Empresas de trânsito e de ônibus
Procurada, a RP Mobi lamentou a ocorrência e informou que o caso segue sob apuração para que sejam tomadas as providências legais pertinentes.
A empresa afirmou que uma vistoria técnica presencial será realizada no local, que inclusive conta com semáforo para travessia de pedestres. Caso seja constatada a necessidade de adequações das sinalizações existentes, o serviço será incluído na programação de demandas da empresa.
O Consórcio ProUrbano, que opera o transporte público em Ribeirão Preto, afirmou que vai buscar informações e apurar o fato.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.