FBI investiga ameaças contra indicados de Trump ao governo

O FBI (Federal Bureau of Investigation) informou nesta 4ª feira (27.nov.2024) que investiga possíveis ameaças de bomba contra indicados ao novo governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano). Eis a íntegra da nota (PDF – 287 kB).

Segundo a porta-voz e escolhida para ser secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a equipe de transição já havia alertado para ameaças contra nomeados por Trump. As informações são da Reuters.

“Ontem à noite e esta manhã, vários indicados ao Gabinete do Presidente Trump e nomeados pela Administração foram alvos de ameaças violentas e antiamericanas às suas vidas e às daqueles que vivem com eles”, disse.

Além de bombas, os indicados também teriam sofrido ameaças de “swatting”, quando uma acusação falsa é feita para criar uma operação policial de emergência.

Em nota, a Casa Branca condenou os ataques e que está em contato com a equipe de Trump e a polícia norte-americana.

ALVOS

O FBI não divulgou os responsáveis pelas ameaças, a lista completa dos alvos e nem outros detalhes da investigação. Entretanto, polícias locais e alguns nomes indicados para o gabinete de Trump confirmaram as intimidações.

Segundo o gabinete de Elise Stefanik, nomeada como embaixadora na ONU (Organização das Nações Unidas), a congressista foi um dos alvos.

Outros indicados que confirmam as ameaças são Lee Zeldin, secretário de Interior, Brooke Rollins, na Agricultura, Pete Hegseth, para a Defesa, e Howard Lutnick, no Comércio.

“Uma ameaça de bomba caseira visando a mim e minha família em nossa casa hoje foi enviada com uma mensagem temática pró-Palestina, disse Lee Zeldin em uma publicação no X (ex-Twitter).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.