Ministro da Defesa da China é investigado por corrupção

O ministro da Defesa da China, Dong Jun, enfrenta acusações de corrupção ligadas a altos cargos do Exército de Libertação Popular. A informação foi divulgada pelo jornal Financial Times na 4ª feira (27.nov.2024).

Dong, que ocupa o cargo desde dezembro de 2023, é suspeito de aceitar subornos e influenciar indevidamente contratos militares. O episódio é parte de uma série de investigações anticorrupção que têm atingido a estrutura militar do país.

Ele é o 3º ministro da Defesa, atuante ou anterior, a ser investigado sob acusações parecidas. O esforço anticorrupção que tem sido direcionado às forças armadas chinesas já resultou na destituição de pelo menos 9 generais.

Os predecessores de Dong, Li Shangfu e Wei Fenghe, foram expulsos do Partido Comunista por “graves violações de disciplina”. Ambos foram acusados de aceitar subornos e favorecer terceiros, comprometendo a integridade dos líderes militares chineses.

Além disso, a investigação ocorre em um momento de tensão nas relações entre China e Estados Unidos. A situação foi agravada pela recusa de Dong em se encontrar com o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, devido a divergências em relação a Taiwan.

O Ministério da Defesa da China não se posicionou sobre o assunto. Em entrevista a jornalistas, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Mao Ning disse que a reportagem do Financial Times estaria “perseguindo sombras”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.