Porto chinês pode aprisionar o Peru a Pequim, diz especialista

Com a presença do presidente da China, Xi Jinping, o governo do Peru inaugurou na semana passada a 1ª fase de operação do Porto de Chancay, o maior investimento chinês na América Latina. Com um financiamento de US$ 3,5 bilhões, a instalação localizada a 80 km da capital peruana faz parte do plano de Pequim para expandir a sua influência no continente sul-americano –mas o resultado para os peruanos pode ser desastroso.

Ao Poder360, o professor de Relações Internacionais e coordenador do Núcleo de Geopolítica do think tank Observa China, Alexandre Coelho, disse que o financiamento chinês pode limitar os investimentos peruanos em outras áreas, como saúde e educação. Isso porque o aporte chinês não é de graça. Além de 60% do controle operacional no porto, o financiamento pode pressionar o orçamento peruano.

“O financiamento chinês no projeto, avaliado em US$ 3,5 bilhões, está ligado a condições que podem exacerbar a dívida peruana. A longo prazo, isso pode limitar a capacidade do Peru de investir em áreas críticas, agravando a dependência econômica e política do país em relação a Pequim​”, disse Coelho.

O Peru também tem muito a ganhar com o negócio. A instalação portuária vai possibilitar o escoamento de produtos da América do Sul para a China por uma rota pelo Oceano Pacífico. O porto terá uma procura alta, especialmente dos países andinos que possuem acordos para a exportação de minerais críticos para as fábricas chinesas.

Entretanto, Coelho avalia que abrir mão do controle de uma infraestrutura crítica para os chineses pode levar até a uma presença militar maior de Pequim. Embora o foco do projeto seja comercial, o Porto de Chancay se conecta a uma rede global de portos com participação majoritária da China, oferecendo vantagens econômicas, mas também implicando riscos de segurança, incluindo preocupações com o potencial uso militar de infraestrutura comercial.

“A vantagem chinesa em Chancay é inegável em termos econômicos e estratégicos. Contudo, o Peru enfrenta o desafio de equilibrar os benefícios comerciais com os custos potenciais de soberania e dependência econômica. O caso de Chancay reforça a necessidade de transparência e prudência em acordos de infraestrutura com grandes potências”, disse Coelho.

COMO O BRASIL PODE SE BENEFICIAR

O governo brasileiro pode explorar vantagens a partir do novo porto. A China é o principal parceiro comercial do Brasil –assim como de grande parte dos nossos vizinhos. A instalação pode reduzir o tempo de viagem das commodities brasileiras que chegam no gigante asiático, mas Coelho diz que o Brasil ainda tem um grande desafio em relação à infraestrutura para acessar Chancay.

“O Brasil pode se beneficiar do Porto de Chancay em diversos aspectos, considerando seu potencial para transformar as dinâmicas logísticas e comerciais entre a América do Sul e a Ásia. No entanto, tais benefícios dependem de superação de desafios logísticos internos e de uma integração regional mais efetiva”, disse Coelho.

“A necessidade de melhorias nas rodovias e ferrovias interconectando o Brasil ao Peru será decisiva para transformar o potencial do porto em realidade​”, completou.

Apesar do desafio para viabilizar a rota ser grande, o governo brasileiro já estuda formas de melhorar a infraestrutura para chegar ao Peru. A travessia ao país andino está presente em duas das 5 rotas de integração do continente sul-americano. O projeto é liderado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Tebet já teve reuniões com outros líderes sul-americanos ao longo deste ano e tem feito esforços para viabilizar o projeto. Ainda não há um horizonte para a viabilização das rotas, mas o desenvolvimento do porto chinês-peruano pode acelerar os investimentos e a negociação para alcançar o Pacífico.

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