Arábia Saudita é acusada de editar texto fora do protocolo na COP29

Um representante da Arábia Saudita foi acusado de realizar mudanças diretas em um texto oficial de negociação da COP29. A prática contraria o procedimento padrão: o envio de um documento não editável para um debate conjunto. As informações são do jornal britânico Guardian.

A modificação principal removeu um trecho sobre regras para a implementação de medidas que visam a amenizar a emissão de gases poluentes, com iniciativas ligadas ao Acordo de Paris.

O texto foi enviado com “alterações controladas”. Houve reconhecimento de edições diretas de Basel Alsubaity, representante do Ministério de Energia da Arábia Saudita. Entretanto, outros países não tiveram acesso para editar o documento.

Eis o segmento removido: “Incentiva as partes a considerar caminhos para uma transição justa no desenvolvimento e implementação de NDCs, NAPs e LT-LEDSs alinhados com o resultado do 1º balanço global e as disposições relevantes do Acordo de Paris”.

Entenda o que são são termos mencionados:

  • NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) – compromissos assumidos pelos países para reduzir emissões e se adaptar às mudanças climáticas;
  • NAPs (Planos Nacionais de Adaptação) – estratégias para ajudar os países a se adaptar aos impactos das mudanças climáticas;
  • LT-LEDSs (Estratégias de Desenvolvimento de Baixas Emissões a Longo Prazo) – planos de longo prazo para alcançar economias de baixa emissão de carbono.

A COP29 (29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) foi realizada em Baku (Azerbaijão). Terminou na 6ª feira (22.nov.2024) sem alcançar um consenso sobre o financiamento climático. 

A conferência é o principal fórum global da ONU (Organização das Nações Unidas) para negociações climáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.