Cachorro é resgatado após cair no mar, policial à paisana prende assaltante e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 21 a 27 de julho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (21)
Duas pessoas morrem em acidente de trânsito na zona rural de São Luís (MA)
Divulgação/Redes Sociais
Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo duas motocicletas registrado na noite de sábado (20), na Avenida Principal do bairro Tajipuru, na zona rural de São Luís. Outras duas pessoas ficaram feridas.
As vítimas foram identificadas como Ednaldo Martins Ribeiro, de 45 anos e Luciano André Brito Godinho, de 34 anos. Até o momento, ainda não se sabe as circunstâncias do acidente.
Devido ao impacto do acidente, as quatro vítimas caíram da motocicleta. Duas delas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
Os outros dois feridos foram socorridos com o auxílio de populares que passavam pela região e, em seguida, encaminhados ao hospital. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
Segunda-feira (22)
Cachorro é resgatado após cair no mar em São Luís
Um cachorro foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) depois de cair na água no Cais da Beira-Mar, no fim da tarde de domingo (21), em São Luís (Veja o vídeo acima). O animal foi salvo após uma tentativa sem sucesso de resgate feita por uma pessoa que passava pela região.
Populares que passavam pelo local perceberam que o animal estava se afogando e não conseguia retornar para margem. Um homem, não identificado, chegou a mergulhar para tentar salvar o cachorro mas após um tempo, não conseguiu voltar para o cais junto com o animal.
Uma equipe da Polícia Militar que passava pela área, percebeu a movimentação e auxiliou no resgate. Um PM pulou na água e auxiliou no resgate do animal, que não ficou ferido. O homem que tentou salvar o cachorro também não teve ferimentos.
PM à paisana é filmado agredindo motorista de aplicativo em São Luís
Reprodução/ TV Mirante
Um policial militar à paisana, identificado com Alisson Pinto, foi filmado agredindo um motorista por aplicativo, na última sexta-feira (20), no bairro Cohatrac, em São Luís. De acordo com o motorista, Hugo Reis, as agressões aconteceram após as acusações de que ele estaria roubando a televisão de uma passageira.
Nas imagens da agressão, é possível ver o policial, que é ex-marido da mulher que solicitou a viagem, usando um revólver para tentar intimidar Hugo durante a discussão, que aconteceu no meio da rua do bairro (veja a reportagem abaixo).
PM é filmado agredindo motorista de transporte por aplicativo, em São Luís
Alisson ainda usou a arma para dar coronhadas no motorista que, por causa das agressões, ficou com ferimentos abertos e precisou costurar a cabeça.
De acordo com as partes envolvidas no caso, antes de entrar dentro do carro, a mulher colocou uma televisão dentro no banco de trás do veículo. Após isso, o motorista seguiu viagem, até ser abordado pelo policial.
Terça-feira (23)
Uma mulher identificada como Gessileia Lima foi presa depois de tentar entrar com drogas em suas partes íntimas no presídio Piratininga
Divulgação/ SEAP
Uma mulher identificada como Gessileia Lima foi presa depois de tentar entrar com drogas em suas partes íntimas no presídio Piratininga, em Bacabal, município a 254 km de São Luís. O caso aconteceu no domingo (21).
Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a suspeita levou as drogas para o marido, que cumpre pena na unidade prisional. Porém, durante a revista, os entorpecentes foram descobertos por agentes penitenciários, e o plano da mulher foi fracassado.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), a droga estava em um saco plástico localizado dentro das partes íntimas da mulher. Após a descoberta da droga, Gessileia foi levada pela polícia para o Hospital Geral de Bacabal para realizar o exame de corpo de delito.
Ainda de acordo com a Seap, a mulher passou por uma audiência de custódia na tarde dessa segunda-feira (22), onde cumprirá prisão domiciliar por decisão da Justiça.
Quarta-feira (24)
Criminosos rendem funcionários e assaltam casa lotérica em Bela Vista do MA
Dois criminosos armados assaltaram uma casa lotérica, na manhã dessa terça-feira (23), em Bela Vista do Maranhão, a 246 km de São Luís. Toda a ação foi gravada por câmeras de segurança de dentro do estabelecimento. (veja o vídeo acima)
As imagens mostram o momento da chegada dos criminosos, que aproveitam o momento em que a porta que dá acesso ao interior dos caixas estava aberta e renderam os funcionários da casa lotérica. Dois clientes que aguardavam atendimento conseguiram fugir.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) ninguém foi preso. A polícia continua investigando o caso para identificar os suspeitos.
Mulher vai buscar filhos na casa do ex-companheiro e acaba morta a facadas no interior do MA
Reprodução
Uma mulher, identificada como Bárbara Cristina da Silva, de 28 anos, foi assassinada a golpes de faca, na manhã desta quarta-feira (24), na cidade de Cantanhede, a 154 km de São Luís. O principal suspeito de praticar o crime é o ex-companheiro da vítima, identificado como Kerlio Alves Pereira, de 30 anos.
Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu por volta das 7h, na avenida Benedito Lopes, no centro de Cantanhede. A vítima tinha ido à casa do ex-companheiro para os seus filhos, quando foi atacada por Kerlio.
Bárbara Cristina, que é natural de Capela, no estado de Alagoas, foi alvejada com golpes de faca e acabou morrendo no local. Ainda de acordo com a polícia, após constatar a morte da vítima, Kerlio tentou suicídio, se ferindo com golpes de faca no peito e abdômen.
O homem foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Santa Filomena, onde foi preso em flagrante e levado para o presídio de Itapecuru-Mirim, onde permanece à disposição da justiça.
De acordo com testemunhas, Kerlio já tinha passagem pela polícia por agredir Bárbara Cristina.
Segundo as informações coletas pela Polícia Civil, a vítima e o investigado foram casados por 11 anos, mas recentemente a mulher pediu a separação. O inconformismo pelo fim do relacionamento teria sido a motivação para o crime.
Com a morte de Bárbara, sobe para 33 o número de casos de feminicídios registrados no Maranhão apenas em 2024.
Quinta-feira (25)
Suspeito de roubar comércio é perseguido por populares e preso por policial civil de folga no MA
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Uma investigadora da Polícia Civil do Maranhão, que estava de folga, prendeu um suspeito de praticar assalto no Centro da cidade de Imperatriz, na região tocantina.
O caso aconteceu na noite da última terça-feira (23). Segundo informações da polícia, o homem foi detido após ter roubado um estabelecimento comercial e ser perseguido por populares,
As informações preliminares apontam que o suspeito chegou se passando por cliente e roubou vários objetos do estabelecimento comercial, fugindo em seguida. Após o roubo, ele passou a ser perseguido por algumas testemunhas do crime.
Diante da situação, a investigadora conseguiu deter e prender o suspeito. Uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi acionada para prestar apoio à policial. Em seguida, o homem foi conduzido à Delegacia Regional de Imperatriz, onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.
Os servidores cobram por reajuste salarial e melhores condições de trabalho
Reprodução/TV Mirante
A paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) completou dois meses, nessa quinta (25), em São Luís. A greve — que abrange o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas — cobra por uma série de reivindicações.
Cerca de 40% dos 900 funcionários estão paralisados. Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran do Maranhão (Sinsdetran/MA), além do salário dos servidores está congelado há 11 anos, faltam condições básicas para realização de serviços nas unidades de atendimento.
Os grevistas pedem, ainda, a equiparação da gratificação por atividade de trânsito (GAT).
“Nós estamos pleiteando melhores condições de trabalho, uma vez que falta água potável durante o expediente, problemas em aparelhos de ar-condicionado, banheiros interditados, cadeiras quebradas e também condições salariais”, afirma Francion Ferreira, presidente do Sinsdetran/MA.
O movimento grevista tem afetado principalmente as unidades do interior do estado, onde os serviços estão completamente interrompidos, gerando uma sobrecarga nas unidades da capital. Entre os serviços mais prejudicados estão:
Emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Realização de vistorias veiculares
Lançamento de notas das provas teóricas
O que diz o Detran
O Detran informou, por meio de nota, que está ofertando os serviços na sede exclusivamente mediante agendamento. Além disso, são disponibilizados diversos serviços por meio do site. O órgão afirmou, ainda, que dispõe de água mineral aos servidores e usuários, em todas as unidades.
Em relação às negociações, a Secretaria de Estado de Administração informou que a gratificação (GAT) já é paga aos servidores do grupo estratégico, subgrupo gestão de trânsito, do quadro do Detran. A extensão da gratificação aos servidores da administração geral encontra impedimento jurídico, em razão dos servidores não fazerem parte do quadro específico do Detran, e sim da administração direta. O Detran não comentou sobre o reajuste.
Sexta-feira (26)
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A declaração foi feita pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O local é considerado um dos mais bonitos do mundo, com areia branca e lagos de águas pluviais.
O selo da UNESCO foi dado porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural, junto com os seguintes locais:
CHINA: Badain Jaran Desert – Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
BRASIL: Lençóis Maranhenses National Park (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE: The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica – caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala)
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foi o único representante do Brasil na lista. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis devem receber ainda mais atenção para a preservação de seus recursos naturais e biodiversidade.
Sábado (26)
Triplo homicídio registrado no Anjo da Guarda, em São Luís
Reprodução/Redes sociais
No início da tarde deste sábado (27), três pessoas foram mortas quando passavam pela Rua Estados Unidos, na região do Anjo da Guarda, em São Luís. O nome das vítimas ainda não foi confirmado.
Testemunhas indicam que foram vários tiros disparados no ataque a dois jovens. No entanto, uma mulher, que estaria grávida, passava na rua no momento dos tiros e também foi atingida.
Os dois jovens e a mulher morreram ainda no local, antes da chegada do atendimento médico. Até o momento, não se sabe quem cometeu o crime.
As primeiras informações de testemunhas apontam que os disparos contra os dois jovens tenha sido motivado por conflitos entre facções criminosas. No entanto, a Polícia Civil ainda vai investigar o caso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.