Educação inicial tem melhora, mas anos finais não alcançam meta do MEC

O principal indicador de qualidade da educação básica, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), nesta 4ª feira (14.ago.2024). O índice mostra que não houve grandes alterações na qualidade do ensino do país em 2023.

Só os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) avançaram o suficiente para alcançar a meta nacional estabelecida pelo ministério. Com pouca variação, os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio ficaram aquém do estipulado. Eis a íntegra dos dados (PDF – 5 MB).

O indicador divide o ensino em 3 etapas. Leia os números:

  • anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) – o Ideb nacional foi de 6. Era a meta estipulada para o período. Em 2021, ano do último dado, a pontuação era 5,8. O melhor desempenho é do ensino privado (7,2), atrás estão o ensino público estadual (6) e público municipal (5,8);
  • anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) – o Ideb nacional foi de 5. A meta era de 5,5. Houve leve queda em relação a 2021, quando a pontuação foi de 5,1. O ensino privado alcançou 6,3 pontos, o ensino publico estadual, 4,9, já o público municipal foi de 4,6;
  • ensino médio – o Ideb nacional foi de 4,3. É quase 1 ponto a menos que a meta estimulada para 5,2 pontos. O desempenho privado alcançou a pontuação de 5,6, enquanto o público estadual foi 4,1.

As metas deste ano são as mesmas para 2021. O MEC não renovou o Ideb esperado e repetiu as mesmas médias.

Entres os Estados, o Paraná se destaca com a maior pontuação nos anos iniciais do ensino fundamental (6,7). É seguido por Ceará (6,6) e São Paulo (6,5).

Têm os piores números: Amapá (5) e Pará (5,1). Das 27 unidades da federação, 16 estão abaixo da média nacional para o período.

O Paraná também tem os melhores números nos anos finais da educação básica. Na última etapa do ensino fundamental. A alcança 5,5 pontos. Divide o topo do ranking com Ceará e Goiás.

Só 10 dos 26 Estados e Distrito Federal ultrapassaram ou tiveram a mesma pontuação da média nacional.

Na lanterna, estão o Rio Grande do Norte (4,1) e a Bahia (4,2).

O Goiás e o Espírito Santo são os Estados com a melhor qualidade no ensino médio, fizeram 4,8 pontos. O Rio Grande do Norte (3,2) tem a pior.

O cálculo do Ideb é feito a partir de alguns referenciais (leia mais abaixo), um deles são as notas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) –que medem o desempenho de estudantes em provas de língua portuguesa e matemática. As avaliações melhoraram em relação a 2021, mas continuam abaixo de 2019, quando houve o último resultado do indicador antes da pandemia.

No 5º ano do ensino fundamental, último do período inicial, a média da avaliação em língua portuguesa foi de 213,9 no último ano. Foi maior que os 208,1 em 2021, mas menor que os 214,6 alcançados em 2019. O resultado em matemática teve cronologia similar. Era 227,9 em 2019, caiu para 216,9, em 2021.

O número cresceu em 2023 (224,8), mas não o suficiente para ultrapassar o período pré-pandêmico.

As avaliações evoluíram de modo parecido nos outros anos de ensino nos 3 últimos ciclos. Eis:

9º ano do ensino fundamental – avaliação em matemática:

  •  263, em 2019;
  • 256,3, em 2021; e
  • 257,1, em 2023.

9º ano do ensino fundamental – avaliação em língua portuguesa:

  • 260,1, em 2019;
  • 257,9, em 2021; e
  • 258,8, em 2023.

3ª série do ensino médio – avaliação em matemática:

  • 277,3, em 2019;
  • 269,7, em 2021; e
  • 271,9, em 2023.

3ª série do ensino médio – avaliação em língua portuguesa:

  • 278,4, em 2019;
  • 274,7, em 2021; e
  • 275,7, em 2023.

COMO FUNCIONA O IDEB

Cálculo:

O indicador é medido por 2 dados:

  • desempenho dos estudantes no Saeb; e
  • aprovação dos estudantes ou fluxo escolar.

Varia de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com metas a serem atingidas por cada unidade da federação e município. O 1º ciclo se encerrou em 2021.

Em janeiro de 2024, a autarquia vinculada ao MEC instituiu um Grupo Técnico, o GT Novo Ideb, para elaborar um estudo técnico que apoie o ministério na atualização do índice e de novas metas.

CRÍTICAS E FUTURO DO IDEB

Críticas ao índice que alertam para a defasagem do método e a possibilidade de resultados enganosos em razão da maneira como os números são coletados. Durante a última edição, em um contexto de pandemia de covid-19, alguns fatores, como a aprovação automática e a menor taxa de alunos realizando as provas de línguas e matemática, podem ter comprometido o resultado.

Há a perspectiva de que, com o encerramento do ciclo de 2021, sejam feitos ajustes na metodologia.

“A ideia é que o Ideb continue sendo o indicador que nos guia na apreciação do desenvolvimento da educação, mas talvez alguns ajustes sejam necessários, sempre com a preocupação de que não se perca a possibilidade de comparação ao longo do tempo”, disse o presidente do Inep, Manuel Palácios, em evento para apresentação dos números.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente.

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