
Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer no Rio; monte o seu roteiro. Moradores do Rio e região metropolitana têm entre as opções culturais dos próximos dias apresentações de música clássica de graça com o projeto “Os Concertos de Outono”, em museus como o Museu da Justiça, no Centro, nesta quinta (3) e no Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo.
Quem gosta de grande shows de ilusionismo tem o início de temporada de “Illusion Show” no Teatro Casa Grande, no Leblon, nesta sexta (4).
Outras opções são a roda gratuita do Casa de Marimbondo no sábado (5) na Praça da Harmonia e a volta do espetáculo King Kong Fran ao Rio na terça (8), no Teatro Riachuelo.
Veja abaixo dicas de cultura e lazer no Rio.
Quinta-feira (3)
Concertos de Outono
O projeto “Os Concertos de Outono”, da série “Música no Museu”, que exalta “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” segue ao longo do mês de abril em vários palcos do Rio. A primeira apresentação acontece nesta quinta-feira (3), às 12h30, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro), com o pianista Maycon Marchette executando clássicos internacionais, que vão de Wolfgang Amadeus Mozart até Heitor Villa Lobos.
Na terça (8), será apresentado o espetáculo “Camerata Dias Gomes”, que celebra os 100 anos da escritora Janete Clair, na terça-feira (8), às 18h, no Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo. A homenagem inclui obras de Debussy, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e temas das novelas da autora, como Irmãos Coragem e Selva de Pedra. A programação também traz recitais ao piano e violão, como os concertos de Maycon Marchette, Eduardo Camenietzki, Rodrigo Dezi, Patrícia Glatzl e Jorge Saraiva.
Os concertos do prjeto são gratuitos e mais informações podem ser encontradas no site.
Rodrigo Sha
O multi-instrumetista Rodrigo Sha leva sua roda de música para o Jungle Garden Pub todas as quintas-feiras, misturando ritmos como MPB, Bossa Nova, Jazz e Choro. Sha, no sax, flauta, clarinete e voz, é acompanhado por João Felippe nas guitarras e cavaco, além de Yuri Lima, Marcos Suzano e Jovi Joviniano. Na quinta-feira (3), Rodrigo Sha terá como convidado especial o cantor e MC Angelo B., que vive em Portugal há 8 anos e estará de passagem pelo Rio de Janeiro.
Sexta-feira (4)
Illusion show
Henry e Klauss no Illusion Show
Divulgação
Os ilusionistas Henry e Klauss, que misturam ilusionismo moderno, efeitos visuais de última geração, apresentam a temporada do “Illusion Show” pela primeira vez no Rio. As apresentações contam com números de levitação, teletransporte e escapismo. A temporada no Rio de Janeiro tem espetáculos de quinta a domingo com shows que também música, dança, e claro: ilusionismo. O espetáculo fica em cartaz até 11 de maio.
Boogarins lança ‘Bacuri’
O Boogarins lança sexta-feira (4) “Bacuri”, seu quinto álbum, no Circo Voador. Trazido ao mundo cinco anos após o último disco de inéditas, o trabalho marca um retorno às raízes criativas do quarteto e, ao mesmo tempo, é o mais “hi-fi” da discografia. Na abertura, tem show de Exclusive Os Cabides e, entre os intervalos, no pátio da Lona rolam shows de Drogma, Gueersh e Lê Almeida.
Sábado (5)
Catto cantando Gal Costa
Catto se despede no próximo sábado (5) da turnê “Beleza São Coisas Acesas Por Dentro”, em que celebra a obra e o espírito transgressor de Gal Costa, com um show no Circo Voador. O projeto traz Catto interpretando músicas como “Vaca Profana”, “Tigresa” e “Vapor Barato”. E, para tornar essa despedida ainda mais incrível, Catto conta com a participação de Marina Lima. A noite já começa entregando tudo com Silvia Machete e seu poderoso show “Invisible Woman”. Imperdível é pouco! Abertura dos portões: 20h.
Festa das meninas
Criada há mais de 15 anos, a Festa das Meninas, um dos primeiros eventos voltados exclusivamente para mulheres lésbicas no Rio, terá mais uma edição neste domingo (6). Este ano, o evento será realizado no Sambola Hall, na Piedade, e contará com a DJ Karen dos Anjos.
Quinta-feira (3)
Toninho Geraes
Reprodução/Fantástico
SIBC com Toninho Geraes
O cantor e compositor Toninho Geraes é o primeiro convidado para a primeira comemoração dos 10 anos do Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) nesta quinta-feira (3), na Fundição Progresso.
Sábado (5)
Casa de Marimbondo
A roda de samba Casa de Marimbondo volta no próximo sábado (5) à Praça da Harmonia com 3 sets de samba. DJ Túlio Baía (Festa Tupiniquim), abre a noite e aquece a pista nos intervalos.
Peça ‘O jovem Frankstein’
Divulgação
O jovem Frankenstein
O espetáculo “O jovem Frankenstein” está em curta temporada no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, até domingo (6). Produzido pela Oficina Estilhaça, a peça é uma prática de montagem que adapta a clássica história de Frankenstein para uma comédia musical. A história acompanha um renomado médico de Nova York que, ao viajar para a Transilvânia para o velório de seu avô, descobre que sua família é conhecida por criar monstros. Ele se depara com novos amigos, uma criatura extraordinária e um grande amor. O elenco conta com Lucas Melo como Dr. Frankenstein, Sophia Hércules e Ana Martins como Inga, Crystal Assis e Giovanna Rodrigues como Frau Blücher, e Melissa Oliveira como Igor.
King Kong Fran
“King Kong Fran” volta ao Rio, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio de Janeiro, na terça-feira (8). Protagonizado pela atriz Rafaela Azevedo, o monólogo tem direção musical de Letrux e direção e dramaturgia de Rafaela Azevedo em parceria com Pedro Brício. A peça, que já atingiu mais de 100 mil pessoas em teatros no Brasil e na Europa, mistura linguagens de circo e teatro para desconstruir estereótipos femininos. Fran, a personagem-título, convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade, com uma performance que inclui canto e dança.
Exposições
Peça de Lina Ponzi na exposição ‘Com que roupa eu vou’
Divulgação
Com que roupa eu vou..
Começa no sábado (5) a exposição “Com que roupa eu vou…”, que explora o encontro da moda com a arte contemporânea através das narrativas apresentadas por 38 artistas visuais do país. A mostra ficará em cartaz até 1º de junho, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. A mostra coletiva pretende explorar diferentes linguagens e expressões artísticas, principalmente através da intersecção dos conceitos que atravessam a moda como uma forma de expressão que pode ser usada na comunicação visual para sustentar questões antropológicas, antropofágicas, decoloniais, sociais, políticas, identitárias, territoriais entre tantas outras. A curadoria é assinada pela PLURAL, através de Amanda Leite e Cota Azevedo.
Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias
A exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias” no CCBB RJ está em sua última semana, com visitação até segunda-feira (7). A mostra oferece uma jornada imersiva pela história e importância arquitetônica do emblemático edifício do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, localizado no coração do centro histórico da cidade. Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a exposição celebra os 35 anos do CCBB RJ, destacando a relevância arquitetônica e histórica do prédio, que reflete as transformações urbanas e sociais do Rio de Janeiro. A mostra inclui ensaios fotográficos de AF Rodrigues, Thais Alvarenga e Bruno Bou Haya, além de uma intervenção de Thiago Barros e um ensaio exclusivo de Moara Tupinambá. A trilha musical exclusiva é de autoria do compositor Marcos Souza.