Legislativos da região se mobilizam contra pedágios em Piracicaba, Santa Bárbara e Americana


Previsão é de que a cobrança tenha início em novembro de 2026, pelo sistema free flow. Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa Bárbara d’Oeste
Fernando Jacomini/ g1
Câmaras Municipais da região têm se mobilizado contra a instalação de três pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Americana (SP), anunciada pelo governo estadual. A previsão é de que a cobrança tenha início em novembro de 2026.
A cobrança será pelo Sistema Automático Livre (free flow), um novo modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras, por meio de pórticos.
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No Legislativo de Piracicaba (SP), foi aprovada moção de apelo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que seja revista a instalação dos pórticos de cobrança.
De autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante) e também assinada por Renan Paes (PL) e Felipe Gema (Solidariedade), o documento aponta que a instalação dos pedágios “afetará milhares de trabalhadores, estudantes e pequenos empreendedores” que usam a rodovia diariamente, com impactos para a economia local.
“A implementação do sistema eletrônico de pedágio sem praças físicas exige um custo adicional à população, sem que haja plena transparência quanto às melhorias previstas para a infraestrutura rodoviária. Além disso, a ausência de trajetos alternativos penaliza ainda mais os cidadãos que necessitam dessas vias para sua rotina diária”, diz a moção.
Plenário da Câmara de Piracicaba durante sessão onde moção ao governo estadual foi aprovada
Guilherme Leite/ Câmara Municipal de Piracicaba
“Diante desse cenário, apelamos ao Governo do Estado e às autoridades competentes para que reconsiderem essa decisão e busquem soluções alternativas que minimizem o impacto financeiro sobre os municípios, garantindo que o modelo de concessão atenda aos interesses da população e não onere ainda mais os usuários das rodovias”, finaliza o documento.
Frentes parlamentares em duas cidades
Na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste (SP), foi aprovado, nesta terça-feira (18), um projeto do vereador Felipe Corá (PL) que cria a Frente Parlamentar contra a instalação de pedágio na estrada.
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Junto ao projeto, foi aprovada uma emenda substitutiva que garante que a sociedade civil poderá interagir com os vereadores da Frente Parlamentar para obter informações, documentos, relatórios e atualizações sobre as ações desenvolvidas.
Além disso, a emenda prevê que a Frente Parlamentar terá caráter suprapartidário e será composta por uma comissão de vereadores que manifestarem formalmente interesse em integrá-la.
Sessão da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste
Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
Já no Legislativo de Americana (SP), os parlamentares também criaram uma Frente Parlamentar contra a instalação dos pedágios. A frente será composta por oito vereadores e, segundo o Legislativo, “terá o objetivo de discutir, analisar e promover a articulação política e institucional visando impedir a implantação dos pedágios no trecho que impacta diretamente a população de Americana e região”.
Além da participação dos parlamentares como membros efetivos, também será permitida a participação, como membros colaboradores, de representantes de entidades, públicas ou privadas, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, Poder Executivo e Poder Judiciário.
Rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Veja onde estão previstos os pórticos
Os pontos de cobrança estão previstos na concessão do chamado Lote Rota Mogiana, que abrangerá 385 quilômetros de rodovias, em 19 cidades.
A cobrança será pelo Sistema Automático Livre (free flow), um novo modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras, por meio de pórticos.
Na SP-304, estão previstos pórticos nos seguintes trechos, em ambos os sentidos:
Americana, no quilômetro 122;
Santa Bárbara d’Oeste, no quilômetro 144;
Piracicaba, no quilômetro 154.
A concessão ainda incluirá trechos das rodovias SP-135, SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, atravessando, também, as cidades de Aguaí, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do Sul.
Pórtico de pedágio no sistema free flow
Divulgação/ EcoNoroeste
O que diz o governo estadual
Em nota ao g1, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) informou que o projeto de concessão da Rota Mogiana está em fase de consulta pública até 21 de março. “Esse é o momento para colher contribuições da sociedade. Todas as sugestões enviadas serão analisadas e poderão contribuir para a versão final do edital, prevista para julho de 2025”, apontou.
“A inclusão da SP-304 no projeto foi definida com base em estudos técnicos que levaram em conta fluxo viário, impactos socioeconômicos e a viabilidade da concessão. No entanto, eventuais ajustes poderão ser considerados durante a consulta pública”, acrescentou a pasta.
Também conforme a secretaria, o modelo de pórtico free flow, previsto no projeto, elimina praças físicas e permite que os motoristas paguem apenas pelo trecho percorrido, garantindo mais justiça tarifária e descontos. Os valores das tarifas ainda está em fase de definição e serão detalhados no edital final.
O governo estadual destacou que a concessão prevê R$ 6 bilhões em investimentos para modernizar 385 quilômetros de rodovias, em 19 cidades.
“Além de obras de duplicação, acostamentos, marginais e passarelas, o projeto contempla a implantação de plano de drenagem e resiliência climática para minimizar impactos de chuvas intensas e garantir maior segurança viária. Também serão oferecidos serviços de atendimento ao usuário, incluindo socorro mecânico e médico, com foco na fluidez do tráfego e na redução do tempo de resposta a ocorrências”, concluiu.
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