Jorginho deve aprender com Tarcísio; Investigação das emendas; Peninha pode voltar a disputar eleição – E outros destaques

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Clique para acessar o Grupo
Lula e Tarcísio durante evento em São Paulo – Imagem: TV Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve vir ao estado na próxima semana. Uma das agendas será no Porto de Itajaí. Ele disse em um discurso ontem, em São Paulo, que virá ao estado onde tem o governador que mais fala mal dele. “Não estou preocupado com o governador que você sabe quem é. Eu estou preocupado é com o Brasil, com Santa Catarina, e em levar a possibilidade de as pessoas poderem trabalhar”, afirmou, dirigindo-se ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Freitas e Lula deram um exemplo de civilidade. Tarcísio, que é aprovado por mais de 60% da população de seu estado e, possivelmente, é um futuro candidato a presidente pela direita, entende que precisa manter uma boa relação com o Governo Federal para atrair recursos para o seu estado. Tanto é que afirmou que trabalhará em parceria com o presidente e agradeceu a autorização para um empréstimo via BNDES para a construção de uma ponte no litoral paulista. Isso é pensar no estado, no bom resultado para a população.

Por sua vez, Jorginho Mello (PL) adota uma postura que pode prejudicar Santa Catarina. E isso se dá pela má relação que ele faz questão de manter com o governo Lula. Porém, é preciso que a verdade seja imposta à população. Jorginho finge ser inimigo de quem já foi muito amigo, por pura conveniência. Hoje, é um governador submisso a um movimento político e, o pior, é que não faz por convicção, mas por puro medo de perder apoio.

O que Tarcísio e Lula deram ontem a Jorginho foi uma verdadeira lição. Na política, pode e deve haver diferenças ideológicas, o que é legítimo. O que não pode haver é intolerância, seja ela genuína ou forçada, como ocorre aqui no governo catarinense, e que não trará nenhum resultado para um dos estados que mais contribuem para o crescimento do país.

Investigação de emendas

Conforme adiantei em primeira mão no dia 10 de fevereiro, avançam as investigações em Brasília para apurar a falta de transparência e de rastreabilidade no uso de emendas parlamentares, inclusive em Santa Catarina. Há suspeita de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Aqui no estado, dois deputados federais e um suplente são alvos das investigações. Além disso, o caso pode alcançar prefeitos e outras lideranças. Fontes relatam que, se as investigações avançarem, pelo menos dois vereadores de um município do litoral poderão ser implicados no caso. Vale destacar que, nos 17 estados onde estão ocorrendo as investigações, a Polícia Federal já estaria de posse de um farto material que está sendo analisado.

Constrangimento

Chamou a atenção uma cena ontem em Criciúma. O governador Jorginho Mello (PL) se convidou para visitar o prefeito Vágner Espíndola (PSD). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o rápido diálogo. O clima foi de constrangimento no Paço Municipal, e não poderia ser diferente. A eleição municipal de Criciúma deixou muitas marcas, algumas insuperáveis entre os grupos do PSD e do PL, incluindo o governador. O encontro institucional faz parte da democracia e deve existir, porém, é praticamente impossível uma aproximação entre Espíndola e Jorginho. Isso ficou claro.

Entra no jogo

Pezenti e Peninha estiveram com Bolsonaro – Imagem: Divulgação

Em reunião com o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), ontem, em Brasília, o ex-deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB) foi incentivado pelo ex-presidente a não pendurar as chuteiras e voltar a ser candidato nas eleições de 2026. Peninha, que estava acompanhado do deputado Rafael Pezenti (MDB), seu sucessor na Câmara dos Deputados, garantiu que seu projeto prioritário agora é reeleger Pezenti.

Condição

O ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) não descarta totalmente seu retorno ao cenário. Uma possível candidatura do emedebista estaria condicionada à nominata que o MDB deve apresentar: “Só disputo uma vaga à Alesc se perceber que estão articulando para prejudicar o Pezenti (Rafael)”, afirmou. Nos bastidores, é dito que há movimentações para retaliar Pezenti por causa de seu posicionamento contrário ao MDB aderir à base do governo de Jorginho Mello (PL).

Fica no MDB

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) foi convidado para se filiar ao Partido Liberal. A mudança ocorreria na próxima janela, que será aberta no próximo ano. Porém, Pezenti não aceitou. Tem dito que ficará no MDB para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Há quem aposte que Pezenti tem potencial para ganhar mais musculatura até a eleição.

Botando lenha

Júlia recebeu apoio de Ana no evento do PL Mulher – Imagem: Divulgação

Em um evento do PL Mulher, realizado na quarta-feira, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo botou mais água quente na fervura ao dizer durante seu discurso: “…a Júlia (Zanatta), nossa próxima senadora…”. Não se trata de uma simples fala em um evento partidário, mas de um verdadeiro posicionamento a favor da deputada federal Júlia Zanatta, que pretende disputar uma vaga ao Senado, a exemplo da deputada federal Caroline de Toni. Por isso, bateu de frente com o governador Jorginho Mello (PL), que prefere dar uma das vagas a outro partido. Apesar da boa relação que tem com o governador, Ana já deu o recado de que lado estará nessa disputa interna.

Eleição no MP

Trajano e Vanessa disputam o comando do MP – Imagem: Divulgação MPSC

O Ministério Público do Estado vota hoje para o comando da Procuradoria-Geral de Justiça. De um lado, o atual procurador Fábio Trajano, que busca a reeleição; do outro, a promotora Vanessa Cavalazzi, que poderá fazer história caso se eleja como a primeira mulher a comandar o MP catarinense. Vale destacar mais uma vez o recado da categoria. Os promotores já avisaram ao governador Jorginho Mello (PL) que a vontade dos membros do Ministério Público deve ser respeitada. Ou seja, que o nome mais votado seja nomeado. A votação começa logo cedo, e o fechamento das urnas ocorre no final da tarde.

Sem festa

Há quem diga que a posse de Carlos Chiodini, na próxima Quarta-Feira de Cinzas, no cargo de secretário de Estado da Agricultura, será discreta, sem nenhuma movimentação maior. Lideranças mais antigas do MDB entendem que poderia ter sido marcado um grande ato, com a presença dos prefeitos emedebistas. “Seria uma forma de mostrar ao governador a nossa força”, afirmou uma liderança, completando: “Na época do Luiz Henrique, o MDB lotava grandes locais. Hoje, o partido age com timidez”, afirmou a fonte.

Troca de partido

Armando assinará ficha no Progressistas – Imagem: Agência Câmara

O ex-deputado federal e ex-secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, deixará o PL e se filiará ao Progressistas. Ele avaliará se tentará voltar para a Câmara dos Deputados ou se disputará uma vaga para a Assembleia Legislativa. A informação é que Armando está se sentindo muito incomodado com a falta de valorização por parte do governador Jorginho Mello (PL).

Servidores

O secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, em reunião com a direção do Sintespe, prometeu que o projeto de lei que estende a Retribuição Financeira por Desempenho de Atividade de Gestão a quem ainda não recebe deve ser protocolado na Assembleia Legislativa até a próxima quinta-feira (06). Ele também teria acenado com uma proposta de reajuste geral para a categoria. A ideia é conceder a incidência do triênio nas gratificações aos servidores. Quanto a um possível reajuste geral, o secretário disse que ainda está em estudo.

Catarinense em destaque

A marqueteira catarinense Carol Poerner será uma das palestrantes da 2ª edição do Compol Mulheres, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reunirá grandes nomes da comunicação política e institucional do país, destacando o protagonismo feminino na área. Carol atua há mais de uma década na área de comunicação e marketing, com ampla experiência em campanhas eleitorais, gestão de imagem pública e estratégia digital. Atualmente, lidera a comunicação da Prefeitura de Itapema e dirige sua própria agência, onde atende clientes de diversos segmentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.