Presidente da CORIMEX destaca planejamento para incentivar exportações das empresas do RN

A Comissão de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX) da FIERN intensificará as ações para estimular e apoiar as empresas do Rio Grande do Norte na conquista do mercado externo. A afirmação foi do presidente da CORIMEX, empresário Sílvio Bezerra, que presidiu nesta quinta-feira (27.02), a primeira sessão do ano da Comissão, no auditório do 7º andar da Federação das Indústrias do RN.

 

“Vamos levar aos sindicatos filiados à FIERN as informações sobre a possibilidade do mercado externo, além das oportunidades para participação em eventos, feiras, rodadas de negócios e missões voltadas às exportações”, disse Sílvio Bezerra. Ele afirmou que esse incentivo é oportuno, principalmente, no atual cenário econômico, com o fortalecimento do dólar e a demanda por produtos que estão disponíveis na indústria potiguar. “É preciso convencer essas empresas sobre a capacidade de se tornarem exportadoras, sobretudo nesta conjuntura da economia mundial”, observou.

 

O presidente da CORIMEX destacou que essa circunstância favorece o micro e pequeno empresário a buscar oportunidades no comércio internacional, desde que organize sua atividade para esse objetivo. Silvio Bezerra ressaltou que os números apresentados durante a reunião confirmam que há um potencial para as empresas do RN no mercado global.

 

As exportações do Rio Grande do Norte somaram, em 2024, US$ 1,113 bilhão e as importações US$ 594,9 milhões. Os principais produtos exportados foram óleos combustíveis, melões frescos, melancias, nafta para petroquímica, tecidos de algodão, açúcares de cana, sal marinho e mamões papaias frescos.

 

Para o presidente, a pauta das exportações do Rio Grande do Norte mostra que há diversos produtos da indústria potiguar que ainda não são comercializados no mercado externo e têm potencial para conquistar esse mercado. Por isso, ele considera as rodadas de negócios e feiras como oportunidades.

 

O cronograma de alguns destes eventos foi apresentado na reunião da CORIMEX durante exposição sobre as atividades do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIERN. Entre os destaques, estão a Missão Hannover, de 30 de março a 4 de abril; o Encontro de Negócio Eco Amazon, em agosto, durante a Jornada Cop 30, em Belém; o Encontro de Negócios Metalmecânico, em setembro, com formato virtual; e a Missão Empresarial Feira Anuga, em outubro, na Alemanha.

 

A coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa, afirmou que a FIERN tem resgatado o papel do Centro Internacional de Negócios, “em um papel de proatividade com o mercado” e que o incentivo à participação nestas missões e eventos está entre as iniciativas prioritárias.

 

Durante a sessão da CORIMEX, o presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Paulo Henrique Macedo, participou por videoconferência e informou que o Porto de Natal poderá conquistar uma rota comercial com o porto de Setúbal, um dos principais terminais portuários de Portugal. O secretário executivo das Comissões Temáticas, Ernani Bandeira, também apresentou o planejamento da Comissão para 2025.

 

Texto: Aldemar Freire

The post Presidente da CORIMEX destaca planejamento para incentivar exportações das empresas do RN appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.