Hamas devolve corpos de 4 reféns mortos

O Hamas entregou os corpos de 4 reféns israelenses na noite de 4ª feira (26.fev.2025). Em troca, Israel libertou centenas de prisioneiros palestinos. A ação marca a etapa final da 1ª fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O cessar-fogo entrou em vigor em 19 de janeiro e a sua 1ª fase deve terminar nesta semana. A próxima etapa da trégua entre Israel e Hamas, cujo objetivo é acabar com a guerra, permanece incerto. As informações são da agência de notícias Reuters.

O Hamas já havia identificado os corpos como sendo os de Tsachi Idan, Itzhak Elgarat, Ohad Yahalomi e Shlomo Mantzur. Eles foram sequestrados durante o ataque de 7 de outubro de 2023.

Depois de dias de impasse, mediadores egípcios garantiram na 4ª feira (26.fev) a entrega dos corpos dos últimos 4 reféns da 1ª etapa do acordo em troca de 620 palestinos detidos pelas forças israelenses na Faixa de Gaza ou presos em Israel.

No último sábado (22.fev), Israel se recusou a libertar prisioneiros palestinos depois que o Hamas realizou uma cerimônia pública para a liberação de reféns. O grupo extremista mostrou caixões com restos mortais de reféns no palco diante de uma multidão na Faixa de  Gaza antes de entregá-los a Israel. Reféns vivos que seriam libertados participaram do evento, que recebeu críticas da comunidade internacional.

O acordo de troca já havia sido suspenso anteriormente, depois que o Hamas entregou os restos mortais de uma mulher palestina não identificada em vez de Shiri Bibas, antes de entregar o corpo correto no dia seguinte. O corpo da mulher não identificada foi enviado de volta a um hospital de Gaza, segundo médicos locais.

Um exame forense completo para determinar a causa da morte dos últimos 4 corpos devolvidos a Israel será realizado posteriormente, de acordo com o Ministério da Saúde israelense.

A 1ª fase do cessar-fogo incluiu a troca de 33 reféns de Israel por cerca de 2.000 prisioneiros e detidos palestinos, assim como a retirada das tropas israelenses de algumas posições em Gaza.

O Hamas disse nesta 5ª feira (27.fev) que estava pronto para iniciar negociações sobre a 2ª fase e que a única forma de libertar os reféns restantes seria através do compromisso com o cessar-fogo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.