Fórum Natal do Futuro vai sistematizar indicadores de áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade

 

O Fórum Natal do Futuro 2044 fará um amplo levantamento dos indicadores sobre oito áreas consideradas estratégicas para a definição do projeto de desenvolvimento da cidade e para escolha do tema, que será o foco dos debates e estudos ao longo deste ano do colegiado. Nesta quarta-feira (26.02), o Fórum definiu os representantes das instituições que vão liderar a sistematização dessas informações nos grupos temáticos para cada uma dessas áreas (ver lista abaixo). Os indicadores sistematizados vão orientar também a definição da programação para um evento, que deve ser organizado até o final do ano, sobre a “Natal do Futuro”.

 

“Foram definidos os líderes e os demais participantes de cada grupo para essa fase que vai levantar e organizar os indicadores sobre os eixos temáticos”, explicou o coordenador do Fórum pela Federação das Indústrias do RN (FIERN), Djalma Barbosa Júnior. Os ‘eixos temáticos’ são: Economia, Competitividade e Inserção Global; Educação; Turismo e Cultura; Saúde; Mobilidade e Política Urbana; Inovação; Governança e Participação e Segurança.

 

Djalma Júnior, que também é presidente da FIERN Jovem, explica que cada grupo deverá fazer a compilação dos dados e levar para as próximas sessões do Fórum. “Os líderes serão fundamentais para garantir agilidade nesse processo”, disse. A partir daí, os relatórios serão validados e aprovados.

 

O Fórum Natal do Futuro também deverá aprovar — na próxima reunião, no dia 2 de abril — um regimento no qual definirá um modelo de governança. “Com isso, estará com uma estrutura para que, a partir dos próximos dois meses, possamos estar voltados ao tema principal do ano de 2025, que por sua vez será definido a partir desses indicadores”, informou Djalma Júnior.

 

Ele ressalta também que a ideia é que essas discussões e pesquisas resultem em um “projeto para Natal até 2044”, com possibilidade de atualização anual. “Assim, a cidade terá uma perspectiva de futuro, conquista de qualidade de vida e possibilidade de crescimento com sustentabilidade”, observou.

 

 

O Fórum Natal do Futuro foi lançado oficialmente em novembro de 2024, pela FIERN e pelo Sebrae-RN, com o objetivo de definir estratégias para o desenvolvimento econômico e social da cidade. A iniciativa reúne representantes do setor produtivo, do comércio, da academia e do poder público para pensar soluções de longo prazo.

 

O projeto se inspira na experiência Desenvolve Londrina, criada em 2005 no Paraná. A proposta para Natal prevê a criação de uma associação que estimule a participação da população nos debates e na formulação de políticas públicas, promovendo parcerias e cooperação de forma sistemática para o crescimento sustentável da cidade.

 

Conheça os Grupos de Trabalho do Fórum Natal do Futuro 2044 e os líderes:

ECONOMIA, COMPETITIVIDADE E INSERÇÃO GLOBAL
Líderes: Pedro Albuquerque e João Lucas, Observatório da Indústria Mais RN-FIERN

EDUCAÇÃO
Líder: Maria do Livramento, Professora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN

TURISMO E CULTURA
Líder: Laumir Barreto, diretor executivo da Fecomércio

SAÚDE
Líderes: Francisco Irochima e Amália Rego, professores e pesquisadores do programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP)

MOBILIDADE E POLÍTICA URBANA
Líder: Odemar Neto, diretor da Execom e ex-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro-RN)

INOVAÇÃO
Líder: Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque

GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO
Líder: Arthur Dutra, secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação de Natal

SEGURANÇA
Líderes: Mário Pegado, presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-RN, e Arthur Dutra, secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação de Natal.

The post Fórum Natal do Futuro vai sistematizar indicadores de áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.