Novo Secretário de Trânsito de Brusque destaca desafios e alternativas para a mobilidade urbana

O Jornal da Manhã desta quarta-feira (26/2) recebeu, ao vivo, o novo secretário municipal de trânsito de Brusque, Emerson Luiz Andrade. Em destaque, a avaliação daquilo que encontrou na pasta, as dificuldades, demandas e buscas por soluções para a mobilidade no município.

Advogado, especialista em Gestão e Segurança no Trânsito. Emerson atuou por 27 anos na PM/SC, foi diretor de trânsito em Gaspar (SC) e de segurança pública em Itapema (SC). Escolhido através de concorrido processo seletivo aberto pelo município, o novo secretário também ministra palestras e capacitações na área.

Durante a conversa, Emerson Luiz Andrade destacou o trabalho da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) que encontra dificuldades pela falta de efetivo. Hoje, segundo o diretor, a maior demanda volta-se ao atendimento para acidentes e sinalização viária.

Neste sentido, o diretor também respondeu aos questionamentos sobre a falta de agentes em pontos específicos, além de indicar ao cidadão quais os caminhos a serem seguidos para auxiliar na mobilidade.

No trânsito, o gestor adiantou que sugestões serão apresentadas ao prefeito André Vechi em busca de ajustes viários, além de implantar a nova concessão do transporte público municipal. Processo, inclusive, que segue sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em Brusque, uma das novidades no setor volta-se aos veículos autopropelidos (patinetes elétricos, monociclos e triciclos motorizados para mobilidade reduzida) que ganharam às ruas. Além deles, há também critérios que devem ser seguidos para ciclomotores, bicicletas elétricas, motocicletas, motos e equipamentos autopropelidos

As normas visam regulamentar o uso desses veículos, garantindo maior segurança no trânsito e orientando os condutores sobre seus direitos e deveres.

Durante entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, o novo secretário municipal de trânsito de Brusqueexplicou a diferença entre os veículos e a necessidade de especificações sobre sua utilização, uma vez que ainda há lacunas neste entendimento.

Isso, para ser ajustado, deverá ser definido em nova legislação que já encontra-se em estudo na Câmara Municipal de Brusque.

Ouça a entrevista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.