Aniversário de Luiz Henrique 

Hoje, 25 de fevereiro, Luiz Henrique estaria comemorando 85 anos. Sua viúva, a senadora Ivete Appel da Silveira, reunirá alguns amigos para uma visita em seu túmulo no cemitério municipal na cidade em que nasceu politicamente após um início promissor como advogado no início dos anos 70. Ainda não é reconhecido um título do qual é merecedor, o de maior político da história de Santa Catarina. Ninguém esteve tanto ano investido de mandato popular, começando como deputado estadual, deputado federal, prefeito três vezes do maior município catarinense e primeiro governador reeleito. Em Brasília, onde permaneceu a maior parte do tempo, Luiz Henrique foi senador, ministro de Estado, presidente do maior partido de oposição na América Latina (MDB) e líder de sua bancada. Só não foi eleito presidente do Senado porque seu adversário contou com o apoio do governo federal e no dia da eleição votos decisivos foram revertidos para Renan Calheiros, seu colega de partido.

Jantar com o governador

As bancadas estadual e federal e a senadora Ivete Appel da Silveira participaram ontem (24) de um jantar na Casa da Agronômica com o governador Jorginho Mello. Foi registrada a foto do casamento do MDB. 

Novo presidente da Fesporte (Foto: Divulgação)

Presidente de Joinville, deputado estadual Fernando Krelling confirmava a todos o que o Diário Oficial já havia registrado na edição de ontem: o novo presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista (Jefinho), presidente do Conselho Regional de Educação Física, nome que constava na lista tríplice apresentada por ele ao governador. Em 2018 atuou como diretor  de esportes da Fesporte, quando coordenou as etapas estaduais dos Jogos Abertos em Caçador e Parajasc em Jaraguá do Sul. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Esportes, representando a região Sul.

A Notícia 102 anos

No início de 2023, mais da metade da população de Joinville falava alemão e mais de 80% dos moradores da região rural só falavam o idioma de Johann Wolfgang Goethe. Naquela época, quando surgia uma vaga de balconista, por exemplo, o candidato que não sabia falar alemão era desclassificado. Nesta Joinville germânica, em plena República de Weimar (1919/1933), um baiano, afrodescendente, fundou na cidade um jornal que se tornaria o maior da região e um dos melhores do Estado.

Primeira missa da Diocese de Joinville

(Foto: Arquivo pessoal)

Realizada no último domingo a missa de instalação da Arquidiocese de Joinville. Dom Francisco Bach recebeu muitos bispos na lotada Catedral de Joinville.  

Curtas

– Com a nomeação de Carlos Chiodini no colegiado, assume em Brasília o primeiro suplente Luiz Fernando Vampiro (MDB). Com isso, Cricíuma passará a contar com quatro deputados federais. Joinville com apenas um, Zé Trovão (PL).

– Dois ex-deputados federais de Joinville ainda não definiram suas futuras siglas. Rodrigo Coelho (Podemos)  e Darci de Matos (PSD) são pré-candidatos a deputado federal. Por que tanta demora? A última informação  era Coelho no PSD e Darci no Republicanos. 

– Na próxima quinta-feira (27) um dos entrevistados do programa “Encontro com a Imprensa” (TVBE/Joinville) será o deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO). 

– Ele vai responder (e certamente negar) a afirmação de seu colega Maurício Peixer (PL) de ser o único deputado que faz oposição ao governo Jorginho Mello.

– Muito elogiada organização do desfile de carnaval de Joinville, principalmente pelo efetivo de segurança. Famílias inteiras lotaram a Avenida Beira-Rio. Nenhuma ocorrência foi registrada.

– Na sexta-feira (28), o carnaval será na Liga de Sociedades, local histórico do carnaval de salão de Joinville. A música será do POP Band Show com o reforço de Osvaldo Júnior.

– Somente ontem (24) recebi cinco ligações com uma mensagem gravada  alertando que um valor havia sido debitado na minha conta do Sicredi e solicitando algumas informações. É golpe.

Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsApp (47) 999644082

Adicionar aos favoritos o Link permanente.