Erika Hilton desfila pela Paraíso do Tuiuti em enredo sobre trans

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) desfilou no ensaio da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no Rio de Janeiro, na 6ª sexta (21.fev.2025).

O enredo deste ano, “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, homenageia a considerada 1ª travesti não indígena do Brasil. Desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, o tema aborda a história e a resistência trans através dos séculos, promovendo uma reflexão sobre identidade, gênero e aceitação.

Além de Erika Hilton, a lista de convidadas inclui a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), a vereadora Amanda Paschoal (PSOL-SP), a deputada estadual Dani Balbi (PCB-RJ) e outras ativistas trans. Veja a lista:

  • Bruna Benevides, 1ª travesti que se assumiu na ativa da Marinha do Brasil e presidente da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais);
  • Eloina dos Leopardos, considerada a 1ª pessoa trans a ocupar o cargo de rainha de bateria no carnaval carioca;
  • Indianarae Siqueira, fundadora da CasaNem
  • Renata Carvalho, atriz trans;
  • Megg Rayara, 1ª travesti negra a alcançar o título de Doutorado no País, pesquisadora e professora da UFPR
  • Symmy Larrat, 1ª travesti a assumir a Secretaria Nacional LGBTQIA+ no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania 

“Nós sempre estivemos no carnaval, pessoas trans e travestis, comunidade LGBTQIA+, mas faltava ter nossos heróis e heroínas”, disse Hilton. “Vai ser grandioso fazer o povo conhecer essa história e cantar ‘eu travesti”, completou, em referência a trecho do samba-enredo da escola de samba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.