Secretário descarta renúncia do papa: “Especulações inúteis”

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, descartou uma possível renúncia do papa Francisco. Em entrevista ao jornal jornal italiano Corriere della Sera, publicada neste sábado (22.fev.2025), ele afirmou que “especulações são inúteis” e que a principal preocupação neste momento é a recuperação do pontífice, internado no Hospital Gemelli, em Roma.

“Nosso foco é na saúde do Santo Padre, em sua recuperação e no retorno ao Vaticano. O restante são apenas rumores”, afirmou Parolin.

O cardeal retornou recentemente de Burkina Faso, onde esteve para encontros com a comunidade cristã e para apoiar esforços de paz no país, que enfrenta ataques terroristas e violência de grupos armados.

Parolin afirmou que se colocou à disposição para visitar o papa Francisco, mas que, por enquanto, não houve necessidade. Segundo ele, o ideal é que Francisco receba o menor número possível de visitas para garantir um descanso adequado e a eficácia dos tratamentos.

“Graças a Deus, as notícias do hospital são positivas. Ele está se recuperando e já recebeu alguns documentos para trabalhar. O que indica que está bem”, disse.

CRISE ASMÁTICA

O Vaticano informou neste sábado (22.fev.2025) que o papa Francisco enfrentou uma crise prolongada de asma e precisou passar por uma transfusão de sangue.

Os exames realizados mostraram plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) associada à anemia, o que levou à necessidade da transfusão.

“O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem”, informou, ressaltando que Francisco “não está fora de perigo”.

O pontífice, de 88 anos, está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, depois de dias de dificuldade para respirar. Ele foi inicialmente diagnosticado com bronquite, mas exames revelaram uma pneumonia bilateral.

O estado de saúde de Francisco preocupa o Vaticano, já que as atividades exigem fisicamente do papa. Desde que assumiu o cargo em 2013, Francisco foi internado 5 vezes.

compartilhe esta imagem  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.