Farmacêutica inova e garante patrocinar atletas até LA-2028

No ano pós olímpico, o que mais a gente ouve falar é de falta de patrocínio, de falta de investimento. Mas uma novidade vai na contramão dessa regra. De olho em Los Angeles-2028, a Eurofarma resolveu inovar e apostar num timaço de 16 patrocinados com a promessa de manter o investimento ao longo de todo o ciclo até os Jogos.

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“A gente quer ocupar esse lugar que estava desassistido por ‘n’ fatores. Esse pós-ciclo olímpico é muito duro para os atletas. Eles perdem muitos patrocínios e têm que continuar sua atividade para conseguir se desenvolver para o próximo ciclo. Então, para nós é motivo de muito orgulho conseguir esses atletas. Eles foram pinçados a dedo para trazer uma diversidade de modalidades, raças, gênero e tudo mais”, explica Maria Del Pilar, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios da Eurofarma, que garante que o projeto veio para ficar.

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“A Eurofarma tem a vocação de fazer investimentos a longo prazo. Estamos há 20 anos na Stock Car, há dez anos na Copa São Paulo (de juniores). Então, a ideia é olhar mais a frente e não pensar no curtíssimo prazo. É pensar em tudo o que esses atletas precisam agora para que eles possam almejar estar no próximo ciclo olímpico ou fazer sua transição de carreira da melhor forma possível, envolvendo outras habilidades. É uma felicidade gigante”, completa Maria Del Pilar.

MENTORES

O projeto do Time Eurofarma, que tem o suporte da AMMA, MArketing e Agenciamento, busca atender às necessidades dos atletas patrocinados por meio de iniciativas de aporte financeiro e respaldo com profissionais de áreas como nutrição, fisioterapia, suporte médico e odontológico e apoio educacional para atletas estudantes.

Foi o que encantou Bernardinho, técnico multicampeão do vôlei, e fez com que ele aceitasse fazer parte do projeto como mentor. “Eu quero poder de alguma forma apoiar e ajudar, fazer parte de um projeto que vai dar suporte e apoio a tantos atletas. É usar um pouco dessa minha vivência, de tantas histórias e experiências diversas em Olimpíadas, que eu posso compartilhar com eles”, explica.

Ao lado de Bernardinho, o projeto vai ter também como mentora Verônica Hipólito, três vezes medalhista paralímpica no atletismo. “Quando eu via projetos que tinham mentores, eu pensava: ‘Será que um dia eu vou ter cacife para poder ser uma também?’. O mais importante é que eu vou sempre estar à disposição do pessoal, fazer sessões de mentoria com eles, conversar sobre essa questão de competição, sobre toda a pressão, sobre saúde mental, sobre tudo o que é possível e até mesmo pós carreira”, explica, além de comemorar o fato de atletas olímpicos e paralímpicos estarem juntos no projeto.

“Unir atletas olímpicos e paralímpicos é algo sempre inovador, é sempre um passo muito a frente para uma empresa. Não é segredo para ninguém que os atletas paralímpicos muitas vezes são deixados de lado por conta do capacitismo e aqui não aconteceu isso”.

EMBAIXADORES E ATLETAS

Hugo Calderano, que por pouco não subiu ao pódio do tênis de mesa em Paris, e Laís Souza, ex-atleta da ginástica artística, são os embaixadores. Na equipe de atletas, três foram campeões paralímpicos em 2024. São eles: Arthur Silva, no judô, Tayana Medeiros, do halterofilismo, e Ana Carolina Moura, no taekwondo.

Em franca ascensão e que certamente chegarão com chances de medalha em Los Angeles estão Maria Fernanda Costa, da natação, Luiz Maurício, do lançamento de dardo, Kalani Konig, do skate Park, Bárbara Domingos, da ginástica rítmica, e Adriano, do vôlei.

Há também no Time Eurofarma jovens com muito potencial para o futuro com o nadador paralímpico Victor Almeida e como a surfista Maria Eduarda, ambos de apenas 16 anos. Além dos jovens, a equipe conta com Valdileia Martins, finalista no salto em altura em Paris-2024, que segue competindo, mas aos 35 anos, começa a pensar em sua transição de carreira.

Para completar, tem ainda um atleta inspiração e bota inspiração nisso: Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

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