Nova direção da Biblioteca Municipal quer movimentar o espaço com eventos literários para todas as idades

A advogada e escritora Miriam Ramoniga assumiu a coordenação da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis com muitos planos para movimentar aquele espaço. 

Desde o início de janeiro, Miriam realizou três eventos: 

Em janeiro, a Semana de Férias, que movimentou mais de 100 pessoas, principalmente crianças a partir de 7 anos, para atividades diárias, como contação de histórias, oficinas criativas, jogos temáticos e troca de livros.

Neste ano, foram destinadas a entidades e bibliotecas comunitárias 810 obras. O público retirou no balcão 250 livros.

Mangateca

(Divulgação/FCBC)

“No último final de semana participamos do Festival do Japão MatsuriBC 2025, com uma Mangateca, recebemos mais de 300 exemplares de Mangás para expor na área cultural do evento que foi um sucesso de público e já tem data para 2026, doação intermediada pelo organizador do encontro, Takao Sato”, comentou. 

Biblioteca com Vida

No Dia Internacional da Doação de Livros, a coordenadora Miriam com o coordenador de Fitoterápicos da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto, ambos membros da Academia de Letras de BC (Divulgação/FCBC)

Nesta semana o destaque foi o projeto Biblioteca com Vida, uma ação que já alcançou mais de mil pessoas com as doações feitas. No Dia Internacional da Doação de Livros, comemorado sexta-feira (14), a Biblioteca doou obras a escolas e entidades. Foram entregues kits com livros patrocinados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e Prêmio Álvaro Antônio da Silva.

“O Biblioteca com Vida tem como objetivo promover o livro, incentivar a leitura, o acesso à informação e o desenvolvimento humano. Doar livros é uma forma de promover a solidariedade, a inclusão social e a generosidade, além de contribuir com o meio ambiente”, diz a coordenadora.

“Estou muito feliz em fazer parte da gestão da Juliana Pavan, ter a liderança e apoio do Allan Muller Schroeder como presidente da Fundação Cultural,  e poder realizar ações culturais e literárias. Estamos com vários projetos culturais e literários  para fazermos na Biblioteca e conto com o apoio e adesão da comunidade”, afirmou Miriam. 

Servidores da Biblioteca, Roberto, Juliana, Renato, Ines, Alessandra e Mirella com  a coordenadora Miriam (Divulgação/FCBC)

Novos projetos 

Entre os novos projetos em andamento, tem contação de histórias temáticas com jogos de xadrez; uma feira do livro que a direção da Fundação está planejando fazer, além de vários projetos contemplados com a Lei de Incentivo do município (LIC), que também acontecem na Biblioteca. 

“Estamos animados para as próximas ações e aqui fica o convite para os leitores virem na Biblioteca Municipal e aproveitar o espaço, fazer cadastro e empréstimo de livros, temos muitas novidades”, convidou. 

A Biblioteca Municipal está localizada na Terceira Avenida, nº 1325 (esquina com a Rua 2500, no Centro de Balneário Camboriú), funciona das 8h30min às 18h45, de segunda a sexta-feira. O telefone é (47) 99127-4117.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.