Vídeo mostra momento em que indígena isolado faz contato voluntário com ribeirinhos no interior do AM

De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o indígena pertence a Terra Indígena (TI) Mamoriá Grande. Contato ocorreu na quarta-feira (12). Vídeo mostra momento em que indígena isolado faz contato voluntário com ribeirinhos no AM
Um indígena isolado fez contato voluntário com moradores da comunidade ribeirinha Bela Rosa, localizada às margens do Rio Purus, no município de Lábrea, interior do Amazonas. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o contato ocorreu na quarta-feira (12). Veja o vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Funai não soube informar a etnia do indígena e se limitou a dizer apenas que ele pertence a Terra Indígena (TI) Mamoriá Grande.
Nas imagens é possível ver o indígena impressionado com um isqueiro dado pelos comunitários. Há também um esforço por parte dos moradores em tentar comunicação.
O indígena chegou no local com apenas uma espécie de pano cobrindo a genitália e descalço, por volta das 19h.
Segundo a Funai, um plano de contingencia já foi estabelecido em conjunto com a Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Madeira Purus, pela Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) e pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) para a assistência do indígena.
“A equipe já está acompanhando e monitorando in loco a situação, mantendo cuidados necessários em relação ao indígena isolado, aguardando a chegada das equipes médicas e de servidores da fundação que já estão se deslocando para a localidade, onde irão permanecer por tempo indeterminado” diz a nota
RESGATE: Mais de 50 indígenas são resgatados após naufrágio de embarcação no Amazonas
Conheça a Terra Indígena Mamoriá Grande
Conforme a Funai, em 11 de dezembro de 2024, foi publicada a portaria de restrição de uso referente à área de Mamoriá Grande. A medida foi um importante passo para proteger os povos indígenas isolados da região, cuja presença foi oficialmente confirmada pela Funai em 2021.
A área também conta com 20% do território sobreposto com a Reserva Extrativista Médio Purus, que permite que os moradores daquela região colete e faça o uso dos recursos naturais de forma responsável, sem exaurir os recursos ambientais.
A fundação ainda destaca que a área enfrenta ameaças que tornam a sua interdição imprescindível, veja quais são:
A especulação fundiária;
Os conflitos locais, sob a forma de ameaças provenientes de moradores da Resex Médio Purus Contra indígenas e servidores da Funai;
E a ausência de respaldo legal para fiscalização.
“Impede a exploração de recursos naturais e restringe o acesso de terceiros à área. A medida visa salvaguardar a vida dos indígenas isolados, extremamente vulneráveis a pressões externas e impactos ambientais” explica a Funai sobre do decreto da interdição da Terra Indígena.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.