Trump critica juízes que barram decretos e diz que recorrerá da decisão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), criticou nesta 3ª feira (11.fev.2025) juízes que bloqueiam seus decretos e barram cortes de financiamento do Doge (Departamento de Eficiência Governamental), comandado por Elon Musk.

Ao lado do bilionário dono da Tesla e SpaceX, o republicano disse que “sempre respeitará os tribunais”, mas que recorrerá da decisão para reverter as proibições.

“Parece difícil acreditar que juízes querem tentar nos parar de observar a corrupção, especialmente quando encontramos centenas de milhões de dólares ou muito mais que isso em um período tão curto de tempo”, disse Trump na Casa Branca sobre o monitoramento do Doge quanto a gastos federais.

Nas últimas semanas, a Justiça suspendeu o veto a cidadania por nascimento, a transferência de presidiárias transexuais para prisões masculinas e o afastamento de funcionários da USaid em licença administrativa, todos decretos assinados pelo republicano.

Além disso, juízes federais restringiram o acesso de Musk ao sistema do Departamento do Tesouro. Por causa dos bloqueios, o vice-presidente J.D. Vance criticou o judiciário e disse que “os juízes não têm permissão para controlar o poder legítimo do Poder Executivo”.

“Talvez nós devêssemos olhar para os juízes porque é algo muito sério, eu acho que é uma violação muito séria”, disse Trump nesta 3ª feira (11.fev).

Na mesma linha de Trump, Musk defendeu as ações do Doge e rebateu críticas quanto a atuação do Departamento, que faz apenas o “bom senso” e nada de “draconiano ou radical”. O bilionário também citou o trabalho no setor do Tesouro e tentou justificar a necessidade de observar os pagamentos da pasta.

“E agora um juiz que é ativista tenta nos impedir de fazer isso. Por que? Por que eles querem fazer isso? Eu falei sobre isso. Eu disse que o governo estava corrupto, e está muito corrupto”, disse Trump, possivelmente se referindo a Paul Engelmayer, juiz federal de Manhattan que bloqueou o acesso de Musk aos sistemas do Tesouro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.