BC Trânsito e GM atenderam mais de quatro mil ocorrências em janeiro

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública divulgou nesta sexta-feira (7), através da BC Trânsito e Guarda Municipal de Balneário Camboriú, o número de ocorrências atendidas pelas instituições no mês de janeiro de 2025 – o balanço mensal aponta um total de 4044 atendimentos somente no primeiro mês do ano, gerados pela Central 153. 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atendeu 2315 ocorrências. Os maiores índices correspondem à averiguação de denúncia (668), perturbação do sossego ou trabalho alheio (258) e abordagens (306). 

Além disso, 80 pessoas foram conduzidas à delegacia presas, apreendidas ou para apuração de denúncias, sendo as principais por furto (oito), veículos furtados/roubados recuperados (oito), tráfico de drogas (quatro), ameaça, lesão corporal e violência doméstica com três cada um. Oito mandados de prisão foram cumpridos. 

Durante as fortes chuvas que atingiram Balneário Camboriú em janeiro, sobretudo no dia 16, juntos, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito atenderam 64 ocorrências. 

Divulgação/GBBC

O Comandante da Guarda Municipal, GM Fábio Rambo, disse que uma das primeiras medidas deste ano foi a mudança de escala onde, com todo um planejamento estratégico, aumentaram o número de viaturas nas ruas, para melhor atender a comunidade. 

“Com isso, alcançamos números maiores de ocorrências atendidas, prisões, apreensões, e principalmente, ações de prevenção de práticas criminais”, disse.

BC Trânsito

Os Agentes de Trânsito atenderam 1729 ocorrências. As principais foram estacionar em local proibido (249), estacionar em rebaixo de meio-fio destinado a entrada e saída de veículos (188), averiguação de infrações de trânsito (176), estacionar em embarque/desembarque (102) e estacionar sobre passeio ou calçadas (94). 

Dois veículos furtados/roubados foram recuperados. 

O Supervisor Operacional de Trânsito da BC Trânsito, Peterson Lourival Lopes, disse que estão com uma postura adotada de trabalhar no preventivo, pois sabem que a época de verão, das férias, aumenta muito o fluxo de veículos na cidade. 

“Mas conseguimos também alcançar números expressivos de atendimento, possibilitando um trânsito mais seguro e com maior fluidez. Além disso, com a nova lei de ciclomotores e autopropelidos, estamos conseguindo trazer uma maior conscientização do uso correto desses equipamentos, tanto para moradores quanto para turistas”, afirmou.

Trabalho conjunto com a Fiscalização

Com o objetivo de coibir práticas ilícitas de venda de produtos de procedência duvidosa, falta de alvarás para comercialização, perturbação do sossego ou descumprimento de leis municipais, foram realizadas 89 operações em conjunto com a Fiscalização de Atividades Urbanas. 

Para gerar ocorrências de trânsito e/ou segurança, a população pode ligar direto na Central 153.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.