Após fortes chuvas, jovem desaparece na enxurrada no Capão Redondo, Zona Sul de SP; carro dele foi achado dentro de córrego


Familiares e amigos de Erik Santos disseram que, antes de perder completamente a comunicação, ele chegou a atender o celular durante o tempo, mas estava ofegante e não conseguia falar nada. Após fortes chuvas em SP, jovem desaparece no Capão Redondo; carro foi achado em córrego
Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo e a Grande SP na noite de quinta-feira (6), um jovem de 24 anos desapareceu no meio da enxurrada no Capão Redondo, na Zona Sul.
O carro dele foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (7) dentro de um córrego completamente destruído.
O veículo chegou a ficar coberto pela água num ponto da Rua Marmeleira da Índia, em que passa o córrego. Depois que a água baixou, foi possível ver a situação do carro.
Os familiares e amigos de Erik Santos disseram que, antes de perder completamente a comunicação, ele chegou a atender o celular durante o tempo, mas estava ofegante e não conseguia falar nada.
Temporal
Chuva em São Paulo
Reprodução
O temporal na noite de quinta deixou ruas alagadas por toda a capital paulista, afetou a circulação de trem e causou quedas de árvores.
Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção entre 18h e 19h. O término ocorreu às 21h.
O primeiro estado de atenção foi decretado por volta de 18h30 para Zona Leste, onde há vários dias diversos bairros estão inundados. Moradores, na sequência, receberam nos celulares o alerta de chuva severa da Defesa Civil do estado sobre risco de alagamentos e enxurradas.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, até as 20 horas a Defesa Civil Municipal havia atendido: 13 chamadas para queda de árvores, duas ocorrências de deslizamentos e uma para alagamentos.
A CET registrou 16 semáforos apagados por falha e 7 em amarelo piscante. Além disso, a lentidão alcançou 615 km.
A circulação de trens da Linha – 8 Diamante, entre as estações Palmeiras Barra-Funda e Lapa, chegou a ser interrompida temporariamente por volta de 20h por conta da chuva. A situação foi normalizada umas 20h30.
Também houve impacto no fornecimento de energia. De acordo com balanço da Enel, 151.846 clientes ficaram às escuras até 21h25. Destes, 118.753 eram de São Paulo.
Chuva causa alagamentos em SP nesta quinta-feira (6)
Reprodução/GloboNews
Alagamentos na capital paulista
A água começou a subir também na comunidade Jerusalém, localizada à beira de um córrego na Zona Sul de São Paulo (veja vídeo acima). O g1 foi até o local para mostrar o drama dos moradores.
Por conta das últimas chuvas registradas, moradores estão precisando se equilibrar no caminho à beira de um barranco de vários metros de altura que dá no leito do pequeno rio.
Chuva forte na Comunidade Jerusalem
Chuva na Grande SP
Choveu forte também em São Caetano do Sul, no ABC, que está próximo a bairros da Zona Leste, como Vila Prudente e Vila Alpina, e São Bernardo do Campo.
Parte de teto em mercado desaba durante chuva em SP
Parte de um teto de um mercado, em São Bernardo do Campo (SP), desabou durante forte chuva que atingiu cidades da Grande SP e a capital paulista nesta quinta-feira (6).
Em um vídeo enviado à TV Globo, é possível ver a estrutura danificada na praça de alimentação do mercado (veja acima).
Em nota, o mercado Assaí informou que não houve feridos, e a área foi rapidamente isolada pela equipe do Corpo de Bombeiros.
“A empresa responsável pela manutenção já foi acionada para que possa realizar a avaliação dos impactos e iniciar o reparo do local o mais breve possível. A operação da loja, que é independente das galerias, não foi afetada e segue funcionando”, afirmou o mercado.
Ventania durante temporal em São Caetano do Sul
Previsão para os próximos dias
Nesta quinta, também foi registrado a segunda temperatura mais alta do ano, 33,3ºC, na capital. A mais alta foi em janeiro, no dia 22, quando o Mirante de Santana registrou 34ºC.
Segundo o CGE, as simulações atmosféricas mais recentes indicam que os próximos dias serão de calor, com temperaturas acima da média em São Paulo e redução do volume de chuvas. As precipitações mais relevantes estarão direcionadas para os estados do Sul do país.
Termômetro de rua marca 37ºC na região de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo na tarde desta quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025.
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Na sexta-feira (7), a madrugada inicia com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros na marca dos 21°C.
No decorrer do dia a temperatura sobe rapidamente e a máxima atinge os 31°C, com os índices mínimos de umidade do ar por volta dos 43%.
No final da tarde, a combinação do calor com a chegada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam o surgimento de pancadas de chuva de forma isolada com intensidade moderada a forte.
“Essa condição eleva o potencial para a ocorrência de rajadas de vento, formação de alagamentos e elevação das cotas dos córregos e rios da RMSP. O dia termina com uma noite de céu nublado e sem previsão de chuva”, diz o CGE.
O sábado (8) deve iniciar com uma madrugada de céu nublado e termômetros em torno dos 20°C. O sol predomina entre poucas nuvens a partir do período da manhã, com previsão de temperatura máxima ao redor dos 29°C.
A umidade do ar deve registrar valores mínimos próximos aos 50% nas horas de maior aquecimento. No período da tarde não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos.
Chuva forte no Brás, no Centro de SP (Arquivo pessoal/ João Angelo)
Enchente na região do Jardim Ângela.
Arquivo pessoal
Alagamento na Avenida Pompeia, na Zona Oeste
Adicionar aos favoritos o Link permanente.