Criança atacada por pitbull no interior de SP já está em casa e receberá acompanhamento psicológico: “chorou ao chegar”


Menino de 9 anos passou por cirurgia de três horas e levou mais de 200 pontos em ferimentos. Pai diz que pedirá ajuda ao dono do animal para custear tratamento. Criança mordida por pitbull em Monte Alto volta pra casa
Rpeordução/Arquivo Pessoal
A criança de 9 anos que foi atacada por um pitbull na cidade de Monte Alto (SP) na última quinta-feira (30) já recebeu alta e continuará o tratamento em casa, de acordo com o pai Juliano Alves Pereira. O menino também deverá passar por acompanhamento psicológico para lidar com o trauma.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Juliano, que é autônomo e recebe por diária, está afastado do trabalho para prestar assistência ao filho. A mãe é funcionária pública e antecipou férias de 20 dias para também ajudar com os cuidados. O garoto recebeu 200 pontos e foi submetido a uma cirurgia de três horas.
“Precisamos ajudá-lo a andar, caminhar, ficar na ponta dos pés, ir ao banheiro, tomar banho, sentar no vaso sanitário… Tudo é complicado. Ele grita de dor, chora muito. Temos que ter força para ajudá-lo nesse momento”, disse.
O pai também relatou que o garoto está feliz por ter voltado com vida e se emocionou ao retornar à casa após o susto. O garoto se lembra de todo o ataque, inclusive de como fez para se proteger das mordidas potencialmente fatais.
“Ele chorou muito quando chegou em casa. Perguntamos por que estava chorando, e ele respondeu: “Eu estou em casa”. Chorou bastante, e não tem como não nos emocionarmos junto ao vê-lo feliz por estar em casa”.
O desafio agora é equilibrar os encargos financeiros com o tratamento e os remédios do filho, com o afastamento do trabalho. Até mesmo um anestesista está sendo necessário para conter as dores.
Por este motivo, Juliano também pretende solicitar ao dono do animal ajuda financeira. O responsável pelo animal está prestando assistência e admitiu que o cachorro está com as vacinas atrasadas.
Pai de menino atacado por pitbull conta que garoto recebeu 200 pontos
Reprodução/EPTV
LEIA MAIS
Pitbull que atacou criança em rua no interior de SP pode ter escapado por porta remendada, diz delegado
Menino atacado por pitbull recebeu mais de 200 pontos e não consegue se mexer: ‘Ele chora’, diz pai
Pai diz que mesmo ferido, filho de 9 anos atacado por pitbull ainda tentou acalmá-lo: ‘Estou bem’
Ataque no meio da rua
A criança foi atacada pelo animal na última quinta-feira (30) no bairro São Miguel, enquanto brincava com um amigo na rua. Segundo Juliano, o filho contou que ouviu um barulho, como se algo estivesse batendo em uma lata. Ao olhar para frente, viu que a porta de uma casa próxima estava aberta e o pitbull corria em sua direção.
A suspeita é que o cachorro tenha escapado por uma porta remendada, motivo pelo qual a investigação está sendo conduzida como lesão corporal com dolo eventual.
“Ele disse que o cachorro bateu nele e ele caiu sentado. O animal pegou pela nuca, e o outro menino correu para chamar a mãe. Parece que o tio desse amigo estava por perto, pegou uma enxada e veio correndo. Meu filho lembra de ouvir o barulho de uma moto acelerando e de alguém chutando o cachorro. Foi nesse momento que ele largou”, contou o pai.
O trabalhador rural Richard Marcos Fernandes pegou uma enxada para ajudar um motociclista que já tentava fazer o cachorro soltar a criança.
“O rapaz da moto estava tentando ajudar, mas [se eu não estivesse aqui] ia ser um pouco pior. Se ninguém tivesse ajudado, o menino não teria sobrevivido, porque ele ia conseguir pegar o cachorro da criança. O menino protegeu com as mãos.”
Menino fica gravemente ferido após ataque de Pitbull em Monte Alto (SP)
Reprodução/EPTV
Após se livrar do cachorro, a criança correu para casa e ainda tentou acalmar o pai antes de ser socorrida.
“Eu estava saindo com a moto no portão e ele já vinha vindo. Ele olhou para mim e com muita calma disse: ‘Foi o pitbull, mas calma que eu estou bem.’ Eu já olhei o corte na testa, no rosto e pensei ‘minha mulher vai entrar em pânico’. Na mesma hora, uma moça passou e falou para colocar ele no carro. Eu fui de moto [para o hospital] para ir adiantando, a ambulância já encontrou ele no meio do caminho. Ele foi socorrido rápido.”
A gestora financeira Eliandra Moretti chamou uma ambulância ao se deparar com o ataque. Ela diz que tem medo de ser atacada.
“Essa questão do pitbull em uma casa que não tem muro, não tem portão, é bastante preocupante, porque a gente não pode mais ter a liberdade de andar na rua sem ser atacado por esse cachorro.”
Cachorro é acompanhado
O delegado entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Diretoria de Meio Ambiente vai acompanhar o cachorro por 20 dias.
“Não é possível retirar o cachorro do local, para não estressar mais o cachorro. Então ainda há essa preocupação do Meio Ambiente da cidade e eles vão acompanhar e enviar a documentação necessária para a investigação”.
A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no endereço da família que cuida do pitbull, mas ninguém atendeu a equipe.
Pitbull deixa criança de 9 anos gravemente ferida em Monte Alto
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.