Trump ordena suspensão de tratamentos para jovens trans

Após a ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano) assinada no último sábado (28.jan.2025), os hospitais no país começaram a suspender tratamentos de afirmação de gênero para menores de 19 anos. A decisão afeta procedimentos como bloqueadores de puberdade, terapia hormonal e cirurgias.

A ordem executiva de Trump instrui agências federais a garantir que instituições médicas financiadas pelo governo federal cessem a oferta desses procedimentos para jovens transgêneros. A medida implica consequências criminais e financeiras para instituições que não cumprirem, incluindo a perda de participação em programas federais como Medicare e Medicaid.

Em resposta, instituições como o Children’s National, em Washington D.C, e o Denver Health, no Colorado, anunciaram a suspensão de bloqueadores de puberdade e terapia hormonal, além de cirurgias de afirmação de gênero para menores, para manter o financiamento federal.

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, alertou que a adesão à ordem executiva poderia violar leis estaduais de anti-discriminação. Ela enfatizou a obrigação dos provedores de saúde de cumprir com as leis do Estado, independentemente do financiamento federal.

Qualquer pessoa que procure assistência médica em Nova York deve poder recebê-la”, afirmou. “Nossas leis estaduais são claras: ninguém pode ser discriminado com base em sexo, identidade de gênero ou orientação sexual”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.