Presidente de torcida que foi espancado tem prisão decretada

O presidente da torcida organizada do Sport, João Victor Soares, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Pernambuco. Segundo a delegada da Polícia Civil, Beatriz Leite, ele respondia em liberdade por tentativa de homicídio contra o ônibus da delegação do Fortaleza, em março de 2024.

De acordo com a delegada, João Victor Soares e outros 12 torcedores das organizadas tiveram as prisões decretadas. Destes, 10 foram encaminhados ao presídio. Soares e outros 2 permanecem internados, mas serão transferidos ao centro de detenção após receberem alta hospitalar.

A briga generalizada ocorreu no sábado (1º.fev.2025), horas antes do clássico entre Sport e Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. Integrantes das duas torcidas se encontraram durante a caminhada até o Estádio do Arruda. Imagens do confronto foram compartilhadas nas redes sociais, sendo possível ver o momento em que os torcedores são espancados.

João Victor Soares foi socorrido ao Hospital da Restauração, no Centro do Recife, em estado grave. Ele chegou a ficar desacordado com a agressão e sofreu violência sexual.

O que diz o Governo

Em entrevista a jornalistas nesta 2ª feira (3.fev), a SDS-PE (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco) afirmou que não cometeu erros na escolta dos torcedores. Segundo a organização, o conflito foi uma “emboscada” premeditada por uma “facção criminosa”.

“O que aconteceu foi emboscada. Se as nossas equipes tivessem visualizado, teriam feito a alteração da rota. Mas o grupo [do Sport] não foi visto, estavam escondidos para atacar”, afirmou. Segundo a SDS, o confronto entre os torcedores durou cerca de 40 segundos, e o efetivo da Polícia Militar “conteve imediatamente” os autores. Cerca de 600 pessoas foram conduzidas à delegacia.

A SDS disse ainda que veículos foram apreendidos próximos ao Estádio da Ilha do Retiro, sede do Sport. Nos automóveis, foram encontrados barrotes de madeira, explosivos e outras armas utilizadas na briga de torcida.

Em resposta ao confronto, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), determinou a proibição da presença de torcedores nos próximos 5 jogos do Santa Cruz e do Sport. A determinação consta em uma portaria da edição extra do Diário Oficial, publicada na noite de sábado (1º.fev.2025).

O MPPE (Ministério Público de Pernambuco) recomendou a medida em razão dos episódios de violência entre as torcidas organizadas das equipes nas ruas de Recife.


Leia mais:

  • Confronto entre torcidas no Recife deixa feridos e destruição nas ruas
  • Assista aos vídeos da violência entre torcidas no Recife
Adicionar aos favoritos o Link permanente.