Agricultor se assusta com leitão que ‘parecia uma criança chorando’

Um caso curioso chamou a atenção na região de Tanjay, na província de Negros Oriental, Filipinas. No final de janeiro, um agricultor presenciou o nascimento de um leitão com características faciais semelhantes às humanas. O criador de porcos Alfredo Cardinas Jr. ficou chocado com a aparência incomum do animal e ainda mais surpreso ao ouvir seu choro.

“Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. Fiquei ainda mais chocado quando o ouvi chorar. Parecia que vinha de uma criança”, relatou Alfredo ao jornal Daily Mirror.

Apesar da anomalia, os outros filhotes da ninhada nasceram saudáveis e sobreviveram. Já o leitão com a deformação morreu apenas quatro horas após o nascimento.

Leitão nasce com ‘rosto humano’ nas Filipinas; ‘Parecia uma criança chorando’, diz agricultor — Foto: Reprodução/Facebook

Veterinários explicam a anomalia

A veterinária Christine Hope Dejadena descartou qualquer possibilidade de a porca ter sido fecundada por outra espécie. “A porca não engravidaria de uma espécie diferente”, afirmou.

Segundo especialistas, o leitão provavelmente sofria de holoprosencefalia, um raro defeito congênito em que o cérebro não se divide corretamente em dois hemisférios.

Leitão nasce com ‘rosto humano’ nas Filipinas; ‘Parecia uma criança chorando’, diz agricultor — Foto: Reprodução/Facebook

Outro veterinário, Aris Miclat, apontou que a mãe pode ter sido exposta a produtos químicos ou pesticidas durante a gestação, o que pode ter contribuído para a malformação. “Esta é uma malformação congênita, um distúrbio cefálico que impede o desenvolvimento normal do prosencéfalo”, explicou.

Casos como esse são raros, mas já foram registrados em outras partes do mundo. Embora causem espanto, são resultado de anomalias genéticas ou fatores ambientais durante a gestação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.