Os candidatos a presidente da Câmara dos Deputados começaram a espalhar os materiais de campanha nesta 5ª feira (30.jan.2025), a dois dias da eleição da Mesa Diretora, marcada para sábado (1º.fev.2025).
Favorito à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) tem banners azuis com o lema “Do lado do Brasil” exposto pela Casa. Pessoas com camisetas da campanha também distribuem panfletos e adesivos do candidato.
Nos materiais, Motta afirma que priorizará o diálogo. “Estamos do lado da democracia, da consciência de ideias, do respeito à pluralidade. Vamos juntos gerar crescimento, desenvolvimento com justiça social, sempre priorizando o diálogo, a governança e o fortalecimento da atuação parlamentar”, diz no panfleto.
O deputado também afirma querer fortalecer o Legislativo. “O Brasil precisa de nós. E esse é o nosso foco e a nossa grande prioridade: trabalhar para o povo e pelo povo, do lado do Brasil”, diz.
COMPROMISSOS
Marcel van Hattem (Novo-RS) lançou a candidatura nesta semana e também distribuiu banners pela Câmara que destacam seu lema: “Um voto para não se arrepender”.

Marcel Van Hattem (Novo) destaca o lema “Um voto para não se arrepender”
Em outro banner, Hattem lista seus compromissos: “Impeachment de Lula, anistia a todos os perseguidos políticos, defesa do parlamento e combate aos abusos de autoridade, redução da carga tributária, sem aumento de impostos e combate à corrupção”.
Hattem espera o apoio de congressistas de direita que estejam insatisfeitos com a candidatura de Motta.
O deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) tem um banner em frente à liderança do partido. Seus compromissos e seu lema são listados em uma revista.

Pastor Henrique Vieira (Psol) reforça que o seu partido “tem luta e tem lado”
“Bancada do Psol tem luta e tem lado” é o lema da campanha de Vieira. Segundo o material, o partido busca diálogo. “Compromisso com a Constituição e com a democracia”, diz no texto.
Vieira apresenta 15 compromissos na revista da campanha. Ao contrário de Marcel van Hattem, o deputado se coloca contra a anistia dos condenados pelos ataques do 8 de janeiro.
O deputado do Psol destaca a bandeira do partido pelo fim da escala 6×1 e contra projetos de ajuste fiscal. O congressista também defende maior transparência das emendas parlamentares em seu material.
Os candidatos a presidente têm até as 13h30 de sábado (1º.fev) para registrar suas candidaturas. A eleição começa às 16h do mesmo dia.