Lula deve nomear Gleisi Hoffmann como ministra da Secretaria-Geral

O presidente Lula (PT) está em acordo avançado para nomear Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, como ministra da Secretaria-Geral da Presidência. A mudança que está em pauta para reformulção ministerial, está prevista para ocorrer até março. A pasta, atualmente é chefiada por Márcio Macêdo, que tem como objetivo articulação com movimentos sociais.

Com a eventual nomeação, Gleisi deixará a presidência nacional do PT. A trasição será feita por um “mandato-tampão”, que ficará com um dos integrantes da direção do partido até a eleição interna em julho. Entre os nomes cotados estão o do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, e do senador Humberto Costa (PT-PE) .

Para a presidência definitiva do partido dos trabalhadores (PT), Lula mira o nome de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), conhecido por seu bom relacionamento com diferentes grupos políticos. A escolha visa fortalecer a relação do governo com o centro político.

A troca no comando do PT faz parte de ajustes estratégicos que o governo pretende implementar após a eleição das mesas do Congresso, no próximo sábado, 1ª de fevereiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.