Primeiro-ministro da Sérvia renuncia após protestos

O primeiro-ministro da Sérvia, Miloš Vučević, renunciou na 3ª feira (28.jan.2025) após meses de protestos contra o desabamento de uma cobertura que matou 15 pessoas em novembro de 2024 em Novi Sad.

A decisão ocorreu após um ataque contra manifestantes na noite de 2ª feira (27.jan.2025), quando uma estudante de 23 anos foi hospitalizada com ferimentos graves após ser agredida por um grupo com tacos de beisebol.

“O governo precisa mostrar o mais alto nível de responsabilidade. Para não aumentar as tensões na sociedade, tomei a decisão que acabei de anunciar”, declarou Vučević em pronunciamento.

O presidente Aleksandar Vučić havia anunciado na 2ª feira (27.jan.2025) uma “reconstrução urgente e extensa do governo” em resposta às manifestações estudantis. Manifestantes bloquearam uma importante interseção de tráfego em Belgrado por 24 horas, com apoio de agricultores e milhares de cidadãos.

O prefeito de Novi Sad, Milan Đurić, também anunciou sua renúncia. Vučević governou a cidade de 2012 a 2022, antes de assumir o cargo de primeiro-ministro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.