Classes D e E diversificam consumo doméstico no 3º trimestre

Dados da Kantar divulgados nesta 3ª feira (21.jan.2025) indicam que as famílias brasileiras das classes D e E modificaram seus padrões de consumo no 3º trimestre de 2024. O relatório Consumer Insights aponta queda de 0,7% no volume de produtos por compra, com aumento de 0,3% na frequência das idas ao mercado, em comparação com o mesmo período de 2023.

As classes D e E ampliaram a diversidade de itens adquiridos, passando de 38 para 39 categorias entre o 2º e o 3º trimestre. Em 50% das compras, essas famílias incluíram seis ou mais tipos diferentes de produtos, superando as classes A e B (42%) e C (46%).

O café da manhã em casa cresceu 26,1% entre as famílias de baixa renda. Os aumentos mais expressivos ocorreram no consumo de pães artesanais (25%) e café (18%). Produtos de maior valor agregado também registraram crescimento, como manteiga (10%) e ovos (9%).

A pesquisa analisou o comportamento de consumo de bens não duráveis em seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O estudo abrange alimentos, bebidas, produtos de limpeza, higiene e beleza.

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