Trump concede perdão a condenado por criar site que vendia drogas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) concedeu perdão a Ross Ulbricht, condenado à prisão perpétua por criar o site de venda de drogas Silk Road. Mais de US$ 200 milhões foram movimentados em transações ilícitas pela plataforma.

Ulbricht fundou o Silk Road em 2011, foi preso em 2013 e condenado em 2015. O site foi usado por mais de 100 mil pessoas para comprar e vender drogas, além de contratar ou oferecer outros serviços ilícitos. O pagamento podia ser feito com moedas digitais. As informações são da Reuters.

Na rede social Truth Social, Trump disse que ligou para a mãe de Ulbricht para contar sobre o perdão concedido. Ele chamou a sentença de duas prisões perpétuas mais 40 anos de “rídicula”.

A escória que trabalhou pela condenação dele são os mesmos lunáticos que estavam envolvidos na instrumentalização da era moderna do governo contra mim”, disse o presidente, acrescentando que o perdão é completo e incondicional.

Segundo a Reuters, o governo de Trump trabalhará para reverter a forte repressão ao setor de criptomoedas imposta na administração de Joe Biden (Partido Democrata). O perdão a Ulbricht foi uma promessa de campanha do presidente, feita durante discurso em maio de 2024.

Ulbricht foi preso em uma biblioteca de Nova York em 2011. Com ele, foi encontrado um notebook que mostrava a tela de início do Silk Road, além de registros sobre negociações feitas no site. 

A procuradoria acredita que pessoas morreram pelo uso das drogas vendidas no Silk Road. Além disso, autoridades apontam que Ulbricht fez de tudo para tentar proteger o site, algo que inclui possíveis assassinatos de pessoas que pudessem ser uma ameaça ao portal. A Reuters, porém, indica que não há evidências de que as mortes realmente aconteceram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.