BALNEÁRIO CAMBORIÚ: RESCALDO DOS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DESTA SESTA-FEIRA

Espetáculo no Teatro Municipal Bruno Nitz é adiado

Em razão dos danos causados pela chuva no prédio do Teatro Municipal Bruno Nitz, o espetáculo “Flamenco & Identidad” foi adiado. A apresentação, a cargo do Espaço Soleares, seria neste domingo (19). Nova data será agendada e divulgada posteriormente.

As chuvas de quinta-feira (16) atingiram a parte elétrica do prédio, onde fica também a Galeria Municipal de Arte. No início da próxima semana, quando o tempo melhorar, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú providenciará testes na parte elétrica e reparos.

FEIRA DE VERÃO

Devido à previsão de continuidade das chuvas, não houve a Feira de Verão na Praça da Bíblia nesta sexta-feira (17).

ATENDIMENTOS

Suspenso na quinta-feira por causa das chuvas, o atendimento ao público na sede da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, na Biblioteca Municipal Machado de Assis e no Arquivo Histórico será retomado segunda-feira (20).

CONSERTO EMERGENCIAL NA REDE DE ÁGUA – BAIRRO DAS NAÇÕES

A EMASA comunicou que na sexta-feira (17), devido a um conserto emergencial para substituição de registro na rede de água na Rua Uganda com Avenida Martin Luther, foi necessário fechar os registros que abastecem o bairro  das Nações, devendo ocorrer baixa pressão ou falta de água na região. A previsão de volta do abastecimento era às 20h.

Mas atenção: A EMASA recomenda que os moradores economizem água durante esse período. Caso percebam a falta de água, a orientação é para que fechem os registros de entrada dos cavaletes, reabrindo-os somente após a normalização do abastecimento. Devido à despressurização das redes, sais orgânicos presentes nas paredes internas das tubulações podem se desprender, causando turbidez na água. Por isso, logo após o retorno do abastecimento, não é recomendado lavar roupas. Dúvidas, informações e reclamações, segundo a Emasa, podem ser feitos pelos canais de atendimento:

SAC: 0800 643-6272

Fala EMASA: (47) 3261-0047

WhatsApp: (47) 3261-0000

Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento

REGIÃO SUL TERÁ POSTO DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Balneário Camboriú implementa, na próxima segunda-feira (20), um posto de atendimento da Secretaria de Educação na Região Sul. Os serviços serão oferecidos entre 12 e 18 horas, no ‘Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (Ceac) – Projeto Oficinas’, localizado na Rua Antônio Domingos da Silva, n. 147 – Barra.

– A iniciativa, realizada em parceria com a Subprefeitura da Região Sul, vai facilitar o acesso da comunidade aos serviços, além de reduzir os deslocamentos até a sede da Secretaria – informa a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

No novo posto, a população poderá inicialmente se inscrever no Programa Fila Única – Educação Infantil de 0 a 3 anos, solicitar transferências entre unidades escolares da rede municipal e entregar documentos envolvendo editais de convocação.

BANDEIRA AZUL: OFICINA “VIDA NA PRAIA” MOVIMENTA ESTALEIRO E TAQUARAS

Quem estiver nas praias do Estaleiro e de Taquaras neste fim de semana terá oportunidade de aprender sobre condutas adequadas à beira-mar, participando da oficina “Vida na Praia”. A atividade é gratuita e faz parte das ações de educação ambiental realizadas durante a temporada de verão nas praias que têm a Bandeira Azul hasteada em Balneário Camboriú.

Neste sábado (18), das 9h às 13h, a oficina será no Estaleiro. Já na praia de Taquaras a atividade será no domingo (19), no mesmo horário. As ações são desenvolvidas na faixa de areia, próximo ao posto de guarda-vidas, pela Univali, contratada pela Prefeitura para gerenciar a educação ambiental do Programa Bandeira Azul. Em caso de chuva, a oficina poderá ser adiada. A programação desta temporada começou em 4 de janeiro e segue até o fim de março.

Em “Vida na Praia”, os banhistas serão orientados, de forma lúdica, sobre as principais condutas para aproveitar a praia com responsabilidade e segurança, respeitando a vegetação costeira, as orientações dos guarda-vidas, o distanciamento das embarcações da faixa de areia, os sons da natureza e a saúde dos animais domésticos e silvestres.

Bandeira Azul é um prêmio ecológico concedido a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para os visitantes.

As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já, Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.

OFICINAS

Sábado (18/01), das 9h às 13h, oficina “Vida na Praia”, no Estaleiro.

Domingo (19/01), das 9h às 13h, oficina “Vida na Praia”, em Taquaras.

MATRÍCULAS INICIAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)

A Prefeitura de Balneário Camboriú inicia, nesta segunda-feira (20), o período de matrículas para novos alunos na rede pública municipal. O procedimento acontece até quarta-feira (22), das 12 às 18 horas, nas unidades escolares (Núcleos de Educação Infantil – Jardim e Centros Educacionais Municipais). Interessados precisam residir em Balneário Camboriú e apresentar a documentação exigida.

Os pedidos envolvem cerca de 2,7 mil vagas no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Jardim, que atende crianças nascidas a partir de abril de 2021. Entre os documentos necessários, estão: identidade, CPF e declaração vacinal atualizada da criança; CPF e identidade do responsável legal (requerente) da criança; comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado em nome do responsável legal ou declaração de residência/contrato de locação autenticada(o) em cartório pelo proprietário do imóvel acompanhada(o) de comprovante de residência atualizado; atestado de escolaridade/conclusão ou atestado de frequência comprovando o ano escolar do aluno; histórico escolar, entre outros.

UNIDADES QUE TERÃO O ATENDIMENTO:

Centros Educacionais Municipais – Caic Ayrton Senna da Silva, Alfredo Domingos da Silva, Antonio Lúcio, Ariribá, Dona Lili, Estaleiro Dona Lila, Giovania de Almeida, Governador Ivo Silveira, Jardim Iate Clube, Nova Esperança, Presidente Médici, Professor Armando Cesar Ghislandi, Taquaras, Tomaz Franscisco Garcia, Vereador Santa.

Núcleos de Educação infantil (Jardim I e II) – Ariribá, Bom Sucesso, Brilho do Sol, Carrossel, Cristo Luz, Dona Maria Francisco Siqueira, Estaleirinho, Nova Geração, Novo Tempo, Odácia Tereza Damásio, Pão e Mel, Pequeno Navegador, Pioneiros, Recanto dos Passarinhos, Rio das Ostras, Santa Clara, São Judas Tadeu, Taquaras, Vovô Alécio.

DESASSOREAMENTO DO RIBEIRÃO DO KIKO INICIA NA PRÓXIMA SEMANA

O Ribeirão do Kiko – canal afluente do Rio Camboriú, na Região Sul da cidade, receberá obra de desassoreamento a partir da próxima terça-feira (21), com foco no aumento da vazão do rio e na redução de enchentes, beneficiando moradores e pescadores. A determinação foi dada pela Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, durante uma reunião no local, realizada com o vice-prefeito Nilson Probst, Secretários e Vereadores, na tarde desta sexta-feira (17). A área beneficiada será o chamado Ribeirão do Kiko, no bairro da Barra, que perpassa a Rua Pedro Pinto Felipe seguindo até a Avenida Rodesindo Pavan (Interpraias).

O início imediato é consequência das situações causadas pelas chuvas no município nesta quinta e sexta-feira (16 e 17). Para que a execução possa ocorrer de maneira emergencial, o município contará com o apoio dos maquinários enviados por outras cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, bem como, com parceria público-privada com empresário que se predispôs a colaborar com a ação de utilidade pública.

– A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada em novembro do ano passado, iniciou em novembro mas parou logo na sequência. Agora, temos todas as licenças, rediscutimos o termo de parceria e construímos uma solução de forma eficiente. É evidente a necessidade urgente de executar essa obra e eu peço a todos os moradores e vereadores que possam nos ajudar e fiscalizar essa ação tão esperada pela Região Sul – conclamou a Prefeita.

O trecho beneficiado tem cerca de 350 metros de extensão e 14 metros de largura. A profundidade do sedimento é de dois metros e a média de sedimento molhado é de 7.340 metros cúbicos.

De acordo com a Subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, a obra é uma demanda antiga dos moradores. “Vai solucionar a questão do escoamento. Por exemplo, com a questão das chuvas desses últimos dias, onde foram registrados no local, pontos de alagamentos, após a obra esse problema será sanado”, pontua.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro da Barra, Áurea Loch salientou o impacto principalmente na vida dos pescadores. “São cerca de sete anos aguardando esse momento. A pesca é uma das fontes de renda da nossa comunidade. Quando ocorre a maré baixa aqui no Ribeirão do Kiko, eles não conseguem sair com os barcos e isso prejudica a fonte de renda dessas famílias”, finalizou.

GOVERNADOR VISITA BALNEÁRIO CAMBORIÚ E GARANTE AJUDA HUMANITÁRIA

Prefeita solicitou ajuda financeira para o Governo do Estado em R$ 2 milhões de forma emergencial, para reconstruir unidade de saúde na Vila Real e reestruturar o núcleo de educação infantil no Bairro das Nações

Após as fortes chuvas que atingiram Balneário Camboriú na última quinta-feira (16) e do decreto de emergência editado pelo governo municipal, o governador Jorginho Mello esteve na cidade nesta sexta-feira (17) reunido com a prefeita Juliana Pavan e com o vice-prefeito Nilson Probst. Na ocasião, o governador reafirmou o compromisso de ajudar o município e informou que disponibilizará ajuda humanitária, conforme as necessidades da cidade.

Durante a reunião, que também contou com a presença dos deputados estaduais Carlos Humberto e Paulinha, além dos vereadores do Município, a prefeita entregou ofício solicitando recursos para recuperação dos espaços públicos mais atingidos pelas chuvas. No documento consta o pedido de ajuda financeira por parte do Governo do Estado para as obras emergenciais no Núcleo de Educação Infantil Recanto dos Passarinhos, localizado na Rua Paquistão, no valor de R$ 500.000,00 e na Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro da Vila Real, no valor de R$1.500.000,00.

Governador Jorginho Mello e Prefeita Juliana Pavan discutem situação de emergência no município.

O governador Jorginho Mello destacou o trabalho do governo municipal e equipes de proteção e da Defesa Civil para restabelecer a normalidade o mais rápido possível. “Nós  [Governo Estadual] estamos atuando no socorro, na comida, no colchão, na cama, enfim, para depois começar a limpeza, o grande ‘faxinão’. Os bombeiros vão disponibilizar caminhões para ajudar, carregar, varrer, lavar as ruas, porque é uma cidade bonita, maravilhosa e que precisa curtir e cuidar bem de seu turismo”, afirmou. O governador também reforçou que a temporada de verão está mantida e que a cidade neste fim de semana já deve estar pronta para receber turistas: “As pessoas não precisam cancelar reservas, podem vir, porque aqui tem gente que trabalha e está dando conta do recado para cuidar das pessoas que moram aqui e receber bem quem vem para cá”. Durante fala com a imprensa, Jorginho Mello afirmou que o foco neste momento é conceder a ajuda humanitária solicitada pela prefeita, e que o envio de recursos dependerá do relatório de prejuízos que o Município enviará para a Defesa Civil estadual na próxima semana.

Após a força-tarefa das equipes da Prefeitura e devido à estabilização do clima, o município de Balneário Camboriú já retornou às condições normais. “A gente conseguiu restabelecer o município, desobstruímos as vias, fizemos as limpezas necessárias e tudo está voltando à normalidade na região central. Ainda temos dificuldades nas unidades de educação, porque recebemos a rede em situação precária, problema que se intensificou agora com as fortes chuvas – finalizou a prefeita.

BC: RECUPERAÇÃO DO MUNICÍPIO SEGUE COM FORÇA TAREFA

A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan reuniu o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) na noite desta sexta-feira (17) para alinhar os trabalhos da equipe neste momento de reta final dos trabalhos de recuperação da cidade. O objetivo é que forças tarefas paralelas atuem na região central, para garantir a normalidade do fluxo turístico na temporada de verão, além da manutenção e suporte aos bairros. Na região central as atividades serão concluídas neste sábado (18), e com apoio logístico de outros municípios catarinenses, as diversas demandas dos bairros devem ser resolvidas, no máximo, até a próxima quarta-feira (22).

Além das equipes locais da Secretaria de Obras, Balneário Camboriú conta com o apoio de servidores da prefeitura de Bento Gonçalves e Blumenau (que enviaram servidores da Defesa Civil). Neste sábado (18) são esperadas equipes de Chapecó e Criciúma para auxiliar na força tarefa da cidade.

A Prefeita aproveitou o momento para destacar o importante trabalho feito pela equipe. “Tivemos uma resposta rápida, fomos assertivos nas nossas ações nesta sexta-feira e conseguimos voltar a normalidade. Vamos seguir com a força tarefa nos próximos dias, sem medir esforços para garantir a segurança dos moradores e auxiliar aqueles que foram atingidos na recuperação de suas casas”, garantiu Juliana.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido às 18h, as médias acumuladas de chuva das últimas 12h, 24h e 48h foram, respectivamente, 24,6mm, 46,8mm e 246,8mm. Para as próximas horas estão previstos 10,0mm de chuva. Os rios Peroba, no bairro dos Municípios, e das Ostras, na região Sul, estão dentro da normalidade.

Dos três alojamentos temporários, como medida de prevenção, dois continuarão abertos, sendo eles o do Centro de Treinamento Comunitário (CTC) e o Centro Comunitário da Barra. No momento cinco pessoas estão alojadas, todas no bairro da Barra. O CTC também será usado para alojamento dos servidores enviados por outros municípios.

Entre a madrugada de quinta-feira (16) e a tarde desta sexta-feira (17), Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Defesa Civil registraram 234 ocorrências através do 153 e 199. Os atendimentos variam entre inundações e alagamentos, quedas de árvores e postes, busca e resgate de pessoas, desmoronamentos, fios caídos, sinalização e salvamento de animais.

LEPTOSPIROSE

A Secretaria de Saúde destaca os cuidados com a Leptospirose – uma doença grave, causada por uma bactéria presente principalmente na urina dos ratos e camundongos. Após enchentes ou chuvas fortes, qualquer pessoa que tenha contato com a água doce contaminada (rios e córregos) ou solo, pode estar em risco de infecção. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor abdominal, a recomendação é procurar atendimento médico.

DEVIDO A RÁPIDA RECUPERAÇÃO DE BC, EQUIPE DE BENTO GONÇALVES CONCENTRA ESFORÇOS EM CAMBORIÚ

A equipe enviada pela Prefeitura de Bento Gonçalves para auxiliar nos trabalhos de recuperação de Balneário Camboriú foi direcionada na noite desta sexta-feira (17) para o município de Camboriú, onde a situação ainda é preocupante. São quatro servidores, sendo eles um representante do gabinete do prefeito, o subprefeito e os secretários de obras e mobilidade urbana.

– É momento de retribuirmos toda a ajuda que recebemos e agora acolher nossa cidade vizinha, que ainda precisa de atenção. Em Camboriú, de acordo com o último boletim, cerca de seis mil famílias foram atingidas e 300 pessoas ainda estão nos abrigos – declarou a prefeita Juliana Pavan.

Os servidores enviados pelo município gaúcho já se dirigiram para Camboriú nesta sexta-feira, para uma reunião com o secretário de Planejamento, a fim de alinhar as primeiras ações.

Por Rafaela Dalago, Katty Villain, Chrystian Oliveira

FOTOS: PMBC

 

The post BALNEÁRIO CAMBORIÚ: RESCALDO DOS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DESTA SESTA-FEIRA appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.