FONSECA NÃO RESISTE E CAI DIANTE DE ITALIANO EM 5 SETS NO AUSTRALIAN OPEN  

Depois de uma ótima campanha, tenista brasileiro despede-se da Austrália

João Fonseca durante jogo contra sonego no australian open. imagem: graha denholm/getty.

Dois dias depois da maior vitória da carreira, João Fonseca voltou à quadra no Australian Open e encontrou um obstáculo duríssimo. O italiano Lorenzo Sonego (29 anos, #55 do mundo) fez uma partida brilhante, sacando bem e pressionando o brasileiro do começo ao fim da partida. O carioca de 18 anos ainda venceu a primeira parcial depois de salvar set points e bravamente conseguiu forçar o quinto set, mas acabou não resistindo ao belo tênis do europeu. Por 6/7(6), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3, em 3h37, Sonego saiu com a vitória e a vaga na terceira rodada do torneio australiano.

O resultado encerrou a série de 14 vitórias do brasileiro, que no período conquistou os títulos do Next Gen ATP Finals e do Challenger 125 de Camberra, além de furar o qualifying do Australian Open. Fonseca chegou a vencer 20 sets de forma consecutiva e, no caminho, encantou o mundo do tênis, arrancando elogios de gente como Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Boris Becker, John McEnroe, Andy Roddick e outros famosos ex-tenistas.

Para Sonego, a vaga na terceira rodada significa igualar sua melhor campanha no Australian Open, o que aconteceu uma vez só, em 2022. Na ocasião, ele superou Sam Querrey e Oscar Otte antes de perder para o sérvio Miomir Kecmanovic. Este ano, na terceira fase, ele vai enfrentar o húngaro Fabian Marozsan (#59), que derrotou o americano Frances Tiafoe (#16) por 6/7(3), 6/4, 3/6, 6/4 e 6/1.

E A PARTIR DE AGORA?

O próximo torneio de Fonseca é o Challenger 125 de Quimper, na França, que começa já na próxima segunda-feira – durante a segunda semana do Australian Open. O torneio é disputado em quadras duras indoor e deve servir como preparação para a Copa Davis.

Na semana seguinte, o Brasil vai a Orleans enfrentar a França nos dias 1º e 2 de fevereiro. O duelo, também jogado em quadra dura indoor, vale pela primeira fase de Qualifiers, e quem avançar disputará uma segunda fase de mata-mata em setembro contra Croácia ou Eslováquia.

NO RANKING

Com a vitória na primeira rodada em Melbourne, Fonseca está perto de entrar no top 100, mas como o próximo ranking só será divulgado ao fim do Australian Open, no dia 27 de janeiro, ainda não é possível cravar a entrada do brasileiro no grupo. A posição de João nessa data dependerá de sua campanha em Quimper e dos resultados de outros tenistas.

OS MOMENTOS-CHAVE DO JOGO

Fonseca foi quem teve o saque ameaçado primeiro, mas deu uma bela resposta, com uma boa direita e um ace para sair de 15/40 e, em seguida, manter seu serviço no quarto game.

No décimo game, após uma curtinha de Sonego que tocou na fita e morreu na quadra do brasileiro, Fonseca encarou um set point, mas se salvou com outro ótimo saque. Pouco depois, um ace fechou o game para o carioca.

No 12º, Fonseca fez uma dupla falta no 30/30 e cedeu outro set point, mas novamente encaixou um belo serviço e se salvou, levando a decisão da parcial para o tie-break.

O game de desempate viu altos e baixos do brasileiro, que saiu na frente, mas desperdiçou dois set points ao errar duas direitas. O carioca, contudo, não se abalou, conquistou outra chance e fechou a parcial ao vencer um rali que terminou com um erro de Sonego: 7/6(6).

O italiano tanto insistiu que finalmente quebrou Fonseca no começo do segundo set. O carioca se colocou em dificuldades ao errar um voleio e, pouco depois, uma devolução curta do italiano pegou o carioca de surpresa e forçou o erro que definiu o game.

Fonseca finalmente teve seu primeiro break point do jogo no sexto game do segundo set, mas Sonego, que tinha acabado de fazer uma dupla falta, se salvou com um ace e manteve a dianteira, fazendo 4/2. Outra quebra no nono game deu a parcial ao europeu por 6/3. O brasileiro vinha de 20 sets vencidos de forma consecutiva.

Por Alexandre Cossenza – UOL

 

 

 

The post FONSECA NÃO RESISTE E CAI DIANTE DE ITALIANO EM 5 SETS NO AUSTRALIAN OPEN   appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.