TREM NO PR SUPERA SUÍÇA E ITÁLIA COMO UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE 2025

O trajeto de trem Curitiba/Morretes foi eleito um dos 24 mais incríveis do mundo pelo guia Lonely Planet

O trajeto entre Curitiba e Morretes, no Paraná, foi eleito um dos 24 mais incríveis passeios de trem do mundo pelo tradicional guia britânico de viagens Lonely Planet.

Na lista publicada no último dia (8/1), o trecho férreo operado pela Serra Verde Express aparece em 14º lugar, à frente de outras rotas já consagradas do turismo, como a do famoso Bernina Express que liga Chur, na Suíça, a Tirano, na Itália.

De tanta beleza ao passar por geleiras, cachoeiras e lagos turquesa, esta travessia foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mas levou apenas o 20º na seleção feita a partir da edição especial “Amazing Train Journeys”, que destaca ao todo as 60 melhores viagens de trem do planeta que o turista pode fazer este ano.

O TRIUNFO DO CURITIBA-MORRETES

O único representante brasileiro foi classificado como “uma das jornadas mais espetaculares do país” pelos mais de 200 especialistas internacionais no setor de turismo que palpitaram para esta edição do Lonely Planet.

A publicação destaca que os 68 km entre as duas cidades, realizado sobre trilhos diariamente por 4h15 já começa em uma capital “arquiteturalmente ousada”.

Mas o grande atrativo ressaltado estava no roteiro sinuoso, que passa bem devagar por montanhas, penhascos e pela tropical Mata Atlântica, permitindo uma observação cuidadosa e diversas oportunidades de fotografar cerca de 41 pontes e 13 túneis – outros eleitos da lista contam com centenas de pontes, o que certamente não deve pesar tanto na avaliação subjetiva dos jurados.

Além disso, o Curitiba-Morretes foi elogiado por permitir um raro retorno ao passado, já que a viagem é feita de locomotiva e passa por minúsculas estações do fim do século 19, dando ao turista a experiência de como era viajar nos tempos de Dom Pedro 2º. A estrada de ferro Paranaguá-Curitiba, aliás, teve suas obras iniciadas na presença do imperador ainda em 1880 e foi inaugurada em 1884, pela princesa Isabel.

O trajeto também já havia sido apontado como um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian (Reino Unido) e The Wall Street Journal (EUA).

Publicado no UOL desta quinta-feira

 

 

The post TREM NO PR SUPERA SUÍÇA E ITÁLIA COMO UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE 2025 appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.